Topo

Sobras de churrasco rendem arroz carreteiro saboroso e caldoso; aprenda

De Nossa

09/08/2021 04h00

O arroz de carreteiro ficou associado a uma tradição do Sul, onde há uma forte produção agrícola de arroz e de charque. Como outras receitas do mundo, porém, o prato que matava a fome dos viajantes no Brasil colônia foi ganhando adaptações conforme a região.

"Todas as sociedades têm o seu "arroz de carreteiro". É uma junção de alimentos que podiam ser levados de um lado para o outro numa época que não tinha geladeira", diz Bruno Salomão, apresentador do Vai Ter Churras.

Junto de arroz, ingredientes como charque e carne de sol viravam uma farta receita capaz de alimentar todas as pessoas da viagem."

Vai Ter Churras - UOL/Nossa - UOL/Nossa
Arroz carreteiro caldoso
Imagem: UOL/Nossa

Seguindo a mesma lógica, preparar arroz carreteiro com as sobras do churrasco é uma forma dar vida nova ao que era resto, transformando-o numa comida caprichada, cheia de sustância e sabor. Aprenda a fazer.

Passo a passo

Se no seu churrasco também sobrou carnes cruas, comece por elas. Numa panela grande, coloque a gordura de sua preferência e frite os restos.

Depois de tudo ficar bem douradinho, adicione as carnes churrasqueadas e 1/3 de xícara de tempero completo (veja a receita aqui).

Entre os pedaços crus e os assados, Bruno usou 600 gramas de carne e colocou ainda 100 gramas de bacon e dois gomos de linguiça, sendo uma calabresa e uma toscana (sem a tripa).

Arroz carreteiro - Vai Ter Churras - UOL/Nossa - UOL/Nossa
Legumes para dar mais sabor
Imagem: UOL/Nossa

Depois, entre com os vegetais picados: três tomates italianos, uma abobrinha, duas cebolas, um pimentão vermelho, 100 gramas de cogumelo e quatro dentes de alho vão bem.

Assim que estiverem fritos, coloque duas xícaras de arroz para cozinhar junto.

Os vegetais vão soltar líquido e o arroz vai absorver a cor e o sabor".

Adicione de 3 a 4 litros de água para um arroz úmido ou de 2 ou 3 litros para uma versão mais sequinha. Ajuste o sal e a pimenta-do-reino e vá mexendo enquanto o arroz cozinha. Quando estiver no ponto, finalize com 1/3 de xícara de cheiro verde.

Fique ligado!

Confira todas as quintas um novo episódio no site de Nossa, no UOL Play ou no YouTube de Nossa (inscreva-se já para receber as atualizações fresquinhas). E acompanhe mais conteúdos no Instagram de Nossa. Veja também a primeira temporada, na qual Bruno Salomão ensina os conceitos básicos para os churrasqueiros de primeira viagem.