Topo

Cidade espanhola faz campanha contra turistas que não gostam de barulho

Ribadesella, na Espanha - iStock/Getty Images
Ribadesella, na Espanha Imagem: iStock/Getty Images

De Nossa

23/08/2021 11h08

A cidade de Ribadesella, na região espanhola das Astúrias, mandou um recado aos turistas que constantemente reclamam do barulho nas suas ruas — quem não está preparado para os sons da vida rural, não deve mais visitá-la.

"Aqui temos sinos de igreja que tocam regularmente, galos que cantam cedo na manhã, rebanhos de animais que vivem por perto e, às vezes, carregam sinos que também fazem barulho, tratores de agricultores que trabalham para os alimentar, ruas asfaltadas, mas não temos estradas (motoristas, circulem com cuidado). Se você não consegue lidar com tudo isso, pode não estar no lugar certo", diz o aviso publicado na página oficial do governo local no Twitter.

Ramón Canal, prefeito da cidade de 5.700 habitantes, afirmou ao site "Insider" que o pôster foi um "sucesso completo" e explicou a decisão de publicá-lo.

"Há alguns turistas que vêm para, supostamente, aproveitar a natureza, mas a única coisa para qual eles parecem ligar é se o hotel tem wi-fi e, por isso, eles não aproveitam a natureza. Eles reclamam de barulhos e dizem que atrapalham as férias. Dizem que um galo os acorda cedo e que as vacas fazem barulhos com seus sinos", relatou. No entanto, o prefeito garantiu ao site que a cidade possui acomodações 'menos rurais', como hotéis cinco estrelas.

A inspiração para o alerta honesto veio de um pôster divulgado em janeiro por Saint-André-de-Valborgne, uma cidade de 400 pessoas no interior da França, admitiu o prefeito espanhol.

"Atenção, vila francesa. Você entra por sua própria conta e risco. Aqui, temos sinos que tocam regularmente, galos que cantam bem cedo, rebanhos que vivem nas proximidades e agricultores que trabalham para lhes dar de comer", diz a mensagem do pôster francês.

O prefeito espanhol está satisfeito com sua versão e abordagem.

"Adaptamos à nossa situação para dar informação com humor e uma dose de ironia. A verdade é que tem sido um sucesso que extrapolou as fronteiras espanholas e alcançou o mundo todo", se orgulhou Ramón Canal ao Insider.

Ao jornal La Voz de Asturias, o vice-prefeito Luis Sánchez também reforçou a importância de valorizar as atividades locais. "Precisamos saber como combinar turismo com o mundo rural. Se você vem a um hotel rural, tem que estar ciente de que é rural e de que essa é a vida nas pequenas vilas."

O pôster encerra a mensagem garantindo que, "se você é um dos privilegiados que pode suportar [os barulhos], desfrutará de uma região maravilhosa".