PUBLICIDADE
Topo

Ele transformou uma igreja abandonada em casa-desejo na Espanha

Tas Careaga comprou imóvel na internet e decidiu decorar de forma a contrastar o "antigo e o novo" ao lado do amigo e arquiteto Carlos Garmendia - Tas Careaga
Tas Careaga comprou imóvel na internet e decidiu decorar de forma a contrastar o "antigo e o novo" ao lado do amigo e arquiteto Carlos Garmendia
Imagem: Tas Careaga

Gustavo Frank

De Nossa

11/07/2021 04h00

As igrejas românicas são de beleza incomparável. Com a estrutura formada por abóbadas de pedra, o estilo surgiu na Europa, no século 10, e posteriormente deu lugar ao gótico. Apesar disso, ao longo dos anos, muitas dessas construções inspiradas na arquitetura da Roma Antiga resistiram ao tempo e se transformaram em verdadeiras obras de arte espalhadas pelo continente europeu.

E por que não transformá-las também em uma casa? Essa foi a ideia do jovem venezuelano Tas Careaga (@tascareaga).

O designer gráfico Tas Careaga - Nerea Moreno - Nerea Moreno
O designer gráfico Tas Careaga
Imagem: Nerea Moreno

Há anos procurando por uma casa em sites imobiliários na internet, o designer gráfico se deparou com o anúncio de um "terreno em ruínas" à venda no município de Sopuerta, na Espanha.

"Encontrei essa publicidade que tinha imagens de uma igreja antiga. Não dava para saber, com certeza, se era ela quem estava em negociação", conta ele em entrevista para Nossa. "Então liguei e me disseram que, na verdade, as ruínas que estavam à venda eram o edifício em questão".

A primeira iniciativa de Tas após o achado foi contatar o amigo e também arquiteto Carlos Garmendia.

"Chamei o Carlos para verificar a estrutura e ele me disse que estava em muito boa forma", comenta. "Vale destacar que essas paredes foram construídas em 1530, então, se não caíram até 2009, estavam prontas para outros 500 anos (risos). Tomei a decisão, fui em frente e comprei!".

Vista externa da casa de Tas Careaga  - Nerea Moreno - Nerea Moreno
Vista externa da casa de Tas Careaga
Imagem: Nerea Moreno

A igreja abandonada em um vale, "com uma pequena estrada e muitas curvas", a partir de então passaria por uma reforma de três anos de duração para se transformar na nova casa do jovem — que, alem de designer gráfico, é também fotógrafo, engenheiro de computação, skatista e designer de interiores.

A ideia, segundo ele, que trabalhou em parceria com Carlos Garmendia, era manter o local mais original o possível e usar seus próprios móveis para criar um contraste entre o "antigo e o novo, além de um design pessoal".

"Resgatei móveis da minha antiga casa e outros da minha avó para decorar os ambientes interiores", explica. "Não queria que o visual fosse uma competição entre as paredes antigas e peças novas. Ambos tinham que estar em harmonia. Então acabei demorando um pouco para encontrar os encaixes certos".

Depois de um tempo finalmente encontrei tudo que a igreja merecia. Por fim, ser tão bonito quanto funcional também é um fator muito importante, talvez até o mais importante".

Interior da casa de Tas Careaga - Nerea Moreno - Nerea Moreno
Interior da casa de Tas Careaga
Imagem: Nerea Moreno

A Casa-Igreja

Ao entrar, quem visita Tas Careaga, dá de cara com um piso térreo em plano aberto e amplo. O acesso ao ambiente interno é feito por uma pequena porta de entrada no corredor, enquanto outro acesso de vidro ilumina o ambiente e dá passagem a uma área externa.

As paredes de pedra mantidas incorporam um estilo rústico à decoração, que contrasta de forma nada agressiva aos móveis mais modernos. Já a madeira natural foi usada para renovar a estrutura do teto, a fim de garantir a segurança do local.

Interior da casa de Tas Careaga - Nerea Moreno  - Nerea Moreno
Interior da casa de Tas Careaga
Imagem: Nerea Moreno

Entre alguns passos seguidos na reforma, foi a construção de um loft em uma das extremidades, onde o venezuelano ergueu o seu quarto, que abriga uma cama de casal e diversos outros mobiliários.

Quando questionado qual o seu lugar favorito na Casa-Igreja, como costuma chamar, Tas responde:

Meu lugar favorito é o todo, não apenas uma parte".

Tas Careaga - Nerea Moreno - Nerea Moreno
Tas Careaga
Imagem: Nerea Moreno
Vista da área externa - Nerea Moreno - Nerea Moreno
Vista da área externa
Imagem: Nerea Moreno

Entretanto, alguns dos cômodos têm o seu carinho especial: "Tenho três lugares que gosto muito: o estúdio, a cozinha e a área de leitura, que tem uma grande janela, chaminé e bumerangues tradicionais".

Sobre a área externa, ele ainda afirma: "Eu tenho uma visão limpa das montanhas de lá, é como estar na floresta, mas quente e protegida dentro dessas paredes de 120 centímetros".

A predileção não é de se estranhar. É dessa área externa que Tas tem como plano de fundo inúmeras árvores, que parecem não ter fim no horizonte da cidade espanhola.