Topo

Argentina estuda dar passagens a estrangeiros para ajudar turismo pós-covid

Palermo, em Buenos Aires - Anton Petrus/Getty Images
Palermo, em Buenos Aires Imagem: Anton Petrus/Getty Images

De Nossa

23/08/2021 11h55

O governo argentino estuda uma medida ousada de incentivo ao turismo pós-pandemia: dar passagens aéreas — com até 100% de bônus, ou seja, podem ser totalmente gratuitas — da companhia Aerolíneas Argentinas para turistas estrangeiros interessados em visitar o país.

Segundo o jornal "La Nacion", o projeto é promovido internamente pelo Ministro do Turismo e dos Esportes, Matías Lammens, e ainda está em estágio inicial, mas poderia beneficiar cerca de 100 mil visitantes a partir de outubro, caso aprovado. A expectativa seria transformar a Argentina em primeira opção de destino caso um boom de "turismo reprimido" de fato ocorra no fim de 2021 após quase um ano e meio de pandemia.

Ao canal de televisão "LN+", o ministro frisou sua crença na retomada, mas, após críticas, relativizou se as passagens serão, de fato, totalmente gratuitas. "O mundo terá uma explosão de demanda e a Argentina deverá ser agressiva ao procurar por estes turistas. Tem que haver incentivo. Passagens não são dadas. A Inprotur [órgão público-privado do país que fomenta o turismo] as compra da Aerolíneas e as dá desconto aos turistas que virão por quatro ou cinco noites".

A proposta, que tem como foco aumentar o fluxo de brasileiros, chilenos e uruguaios nas ruas do país, também já conta com o apoio de setores privados afetados pelo enxugamento do turismo, principalmente o gastronômico e o hoteleiro. O governo argentino poderá investir 34 pesos a cada dólar que entre no país através de turistas que comprovarem ao menos quatro dias de estadia.

Outras ideias complementares seguem em análise junto ao projeto das passagens, como bônus para hospedagem, ainda de acordo com o La Nacion. "Temos pensado em um plano em que possamos dar algum estímulo ao turismo regional. 65% de todos os turistas estrangeiros vêm de países vizinhos", sinalizou Matías Lammens em entrevista à rádio Miter na semana passada.

Atualmente, as fronteiras argentinas se mantêm fechadas para viajantes estrangeiros, exceto para aqueles que têm residência no país. No entanto, o governo estaria monitorando a situação da variante delta no país para formalizar um plano para o turismo.