Topo

Finlândia dá boas-vindas a brasileiros vacinados a partir de segunda (26)

Vista aérea de Kaisaniemi, bairro em Helsínquia, na Finlândia - Miemo Penttinen/Getty Images
Vista aérea de Kaisaniemi, bairro em Helsínquia, na Finlândia Imagem: Miemo Penttinen/Getty Images

De Nossa

23/07/2021 15h42

A partir de segunda (26), os brasileiros vacinados terão mais uma opção de país para visitar, a Finlândia. A entrada dos turistas acontecerá sem a necessidade de quarentena.

A permissão é válida para todas as vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil. Ou seja, Pfizer/BioNTech, Oxford/AstraZeneca, Janssen (Johnson & Johnson) e SinoVac (CoronaVac).

As autoridades do país nórdico consideram completamente imunizados aqueles que tomaram a segunda dose há pelo menos duas semanas (14 dias). A exceção fica por conta da Janssen, que conta com dose única.

Ao chegar no aeroporto será necessário mostrar a carteira de vacinação em inglês. Por isso, a recomendação é usar a versão digital do Conecte SUS, que já dispõem de dados como nome completo, data de nascimento, fabricante, local e dia da aplicação em inglês e espanhol.

Aurora boreal na Lapônia, região no extremo norte da Finlândia - Copyright/ Juan Pelegrín/Getty Images - Copyright/ Juan Pelegrín/Getty Images
Aurora boreal na Lapônia, região no extremo norte da Finlândia
Imagem: Copyright/ Juan Pelegrín/Getty Images

Além disso, os viajantes que chegam de países de alto risco — como o Brasil — serão direcionados da área de desembarque para um ponto de atendimento onde precisarão passar por um exame de saúde.

Não vacinados

De acordo com a Embaixada da Finlândia no Brasil, os brasileiros que não tomaram vacina poderão entrar no país somente nos casos de exceção descritos abaixo:

  • Cidadãos finlandeses e familiares do núcleo familiar (cônjuges, filhos menores, pais de filhos menores);
  • Nacionais da U.E. com residência na Finlândia e familiares do núcleo familiar (cônjuges, filhos menores, pais de filhos menores);
  • Nacionais de países terceiros com autorização de residência na Finlândia (residence permit);
  • Estrangeiro de qualquer nacionalidade que esteja em um relacionamento com um cidadão finlandês/estrangeiro residente na Finlândia;
  • Estrangeiros com outras razões essenciais, incluindo laços familiares.

Esses viajantes deverão apresentar teste negativo de PCR ou antígeno realizado nas 72 horas que antecedem a entrada na Finlândia e realizar um novo teste (gratuito) de 3 a 5 dias após a chegada no país. Outra opção é a apresentação de um laudo com diagnóstico de covid-19 nos últimos seis meses.