Topo

Do freezer para o prato: feijão congelado pode ficar gostoso. Saiba como

Feijão de ontem com gosto de hoje é possível - Getty Images/iStockphoto
Feijão de ontem com gosto de hoje é possível Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

25/06/2021 10h05

Cozinhar feijão é o passaporte para a vida adulta. Quem cumpriu esse feito certamente considerou congelar o preparo — afinal, ninguém é tão adulto assim para cozinhar feijão todos os dias.

E nem há necessidade. A chef Heloísa Bacellar, da página na Cozinha da Helô, explica que os segredos para dar vida nova ao feijão do freezer estão em três etapas. Confira.

Cozinhar

Quem quer cozinhar feijão com o objetivo de congelar deve prestar atenção para não deixar os grãos amolecerem demais e a água secar. Ter bastante caldo vai ajudar na hora de reaquecer o preparo após congelado. Outro cuidado importante é evitar sal e temperos. Helô indica colocar apenas louro.

Descongelar

De acordo com a cozinheira, é importante passar o pote do congelador para o refrigerador um dia antes. Isso vai fazer com que os grãos se separem uns do outros. Assim, na hora de esquentar não será necessário mexer em excesso e o feijão permanecerá inteiro — não todo despedaçado.

Feijão - Fudio/Getty Images/iStockphoto - Fudio/Getty Images/iStockphoto
Quer feijão fresquinho? Deixe para temperá-lo no dia
Imagem: Fudio/Getty Images/iStockphoto

Temperar

O grande truque que dará ao feijão congelado o sabor fresquinho está no tempero. Deixe para fazer o refogado de cebola, alho, pimenta e o que mais desejar no dia da refeição.

Lembre-se também de adicionar sal, já que não foi colocado na água do cozimento. Quem quiser, pode colocar pedacinhos de bacon ou de linguiça.

É importante deixar o feijão refogado ferver de 5 a 10 minutos para ficar saboroso e encorpado. Se perceber que o caldo está pouco, basta juntar um pouco de água."