Topo

Como deixar o bolo fofinho e macio: 5 segredos para não errar

O confeiteiro Igor Rocha revelou suas dicas para acertar na textura - EyeEm/Getty Images
O confeiteiro Igor Rocha revelou suas dicas para acertar na textura Imagem: EyeEm/Getty Images

De Nossa

11/06/2021 09h56

Um dos maiores desafios de quem se propõe a fazer um bolo é acertar a textura. Os que costumam agradar mais gente são aqueles bem fofinhos, com direito a muitas microbolhas de ar.

O confeiteiro Igor Rocha, que tem mais 3 milhões de seguidores no Instagram, revelou aos seus "pupilos" digitais cinco segredos que vão ajudar a chegar nesse desejável resultado.

Confira os truques a seguir:

Bolo fofinho - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Bolinhas de ar de um bolo bem fofinho
Imagem: Getty Images/iStockphoto
  1. Siga sempre as medidas propostas pela receita, medindo com uma balança ou com xícara, copo, colher e os demais utensílios colocados nas coordenadas;
  2. Dê preferência para usar ingredientes em temperatura ambiente. Ou seja, vale tirar ovo, manteiga e leite da geladeira um pouco antes de começar a receita;
  3. Assim como explicamos em Nossa, preaquecer o forno é essencial para garantir uma temperatura estável. Cerca de 15 minutinhos antes de levar o bolo ao forno é o suficiente;
  4. Na hora de misturar os ingredientes, não se empolgue. A proposta é sempre tornar o líquido homogêneo. Quando isso acontecer, pare de mexer.
  5. Segure a ansiedade e não abra o forno antes do bolo crescer (em geral, leva 30 minutos). Acenda a luz e veja a sua "cria" pelo vidro.

Extra!

Você sabe o que fazer para cortar um bolo retinho de todos os lados? Pois o segredo, segundo o Igor, está em aquecer a faca antes de partir cada fatia.

Para testar

Quer aprender a receita do pão de ló, o mais clássico dos bolos? Confira o passo a passo:

Esta receita realmente não leva fermento. A última etapa, da mistura final do trigo, deve ser feita com delicadeza, apenas para deixar a mistura homogênea — sem exageros, como indica Igor. Isso garante o bolo crescido e fofo, mesmo sem fermento.