Topo

Bolo de chocolate com creme de leite Ninho é doce-hit de fenômeno das redes

Bolo úmido com recheio cremoso de leite em pó - Igor Rocha
Bolo úmido com recheio cremoso de leite em pó Imagem: Igor Rocha

Gabrielli Menezes

De Nossa

02/06/2021 04h00

Os incomodados com açúcar que se mudem. Nesse bolo cremoso e molhadinho o que não falta é doçura. "Choconinho", prazer.

O chocolate vai em pó na massa fofinha e em barra na ganache da cobertura. No recheio, leite em pó brilha numa mistura de leite condensado, chocolate branco e creme de leite.

Famosa na internet, a receita ganhou mais de 200 mil curtidas. O número impressiona, mas passa longe da quantidade de seguidores do perfil no Instagram: 3,3 milhões.

Quem dá nome e cara à conta da rede social é Igor Rocha. Fenômeno digital da culinária, o pernambucano de 21 anos compartilhou mais de 1.300 doces (e alguns salgados).

Veja a receita completa do Choconinho clicando na imagem abaixo:

Bolo choconinho

Dificuldade Fácil
100 min
Ver receita completa

Confeitaria no "feeling"

Fazer invenções na cozinha é com Igor mesmo. De forma quase intuitiva, ele transformou o que lhe divertia na infância — fazer bagunça no fogão com os primos mais velhos — em ganha-pão. Mas não sem luta.

Igor Rocha - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Igor Rocha: autodidata na confeitaria
Imagem: Reprodução Instagram

Durante a escola, morava em Mauá, na região metropolitana de São Paulo (ele saiu de Pernambuco com dois anos), e conseguiu uma vaga como jovem aprendiz do Pão de Açúcar, no Ipiranga, bairro da zona sul da capital.

"Trabalhava de manhã e estudava à noite. Pegava metrô, trem e ônibus para chegar de um lugar ao outro", lembra. Neste um ano de idas e vindas, passou por diversos setores do supermercado. Na padaria foi onde se deu melhor.

Sempre tive um "feeling". Era o lugar que gostava de estar. Ficava atrás do rapaz da confeitaria pedindo para montar bolo de pote".

À época, Igor tentava lutar contra os quilos extras que ganhou na nova função. Como uma forma de incentivo para a dieta, criou uma conta no Instagram em 2015.

O estágio acabou, mas o costume de postar as receitas saudáveis que testava entre o trabalho e a escola permaneceu.

Ele percebeu que, sem querer, havia formado uma comunidade digital: assim como ele, muita gente tentava comer coisas gostosas sem tantas calorias.

A divulgação de um leite condensado "saudável" — feito de leite em pó, açúcar demerara e água — fez o confeiteiro bombar. Até no site da Ana Maria Braga o nome do cozinheiro foi parar no título do passo a passo: "leite condensado fake do Igor Rocha".

Choconinho - Igor Rocha - Igor Rocha - Igor Rocha
Igor começou a fazer receitas mais gulosas, como o bolo choconinho
Imagem: Igor Rocha

"As pessoas atrelaram essa receita a mim. Milhares me marcavam. Foi quando comecei a ver que o que estava fazendo era um trabalho mesmo". Com o passar dos anos, Igor acordou com ele mesmo que seria bom abrir um espaço no feed para pedidas mais gulosas.

Lá vieram coxinha de brigadeiro com morango, musse de sonho de valsa de travessa, bolo choconinho e, com eles, ainda mais seguidores.

"Sempre fui muito criterioso comigo mesmo. Se não está do jeito que eu quero, não posto de jeito nenhum".

Igor Rocha - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Imagem: Reprodução Instagram
Igor Rocha - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Imagem: Reprodução Instagram

Embora seja responsável por algumas das receitas mais compartilhadas da internet, Igor não tem uma formação profissional na área. Cursar faculdade de gastronomia mais um intensivão de confeitaria é um sonho.

Mas não para ficar entre as quatro paredes da cozinha de algum restaurante:

"Quero muito continuar na internet e me formar por uma realização profissional. Não quero trabalhar em cozinha. Receitas profissionais levam ingredientes que as pessoas não têm em casa".

Meu Instagram é totalmente o contrário disso. É acessível. Foi isso que me fez chegar onde estou hoje".