Topo

Com soluções surpreendentes, viajante transformou uma Kombi em motorhome

Leandro Pestana de Souza e Leida, sua Kombi - Arquivo pessoal
Leandro Pestana de Souza e Leida, sua Kombi
Imagem: Arquivo pessoal

Marcel Vincenti

Colaboração com Nossa

27/04/2021 04h00

Após viver na Inglaterra e realizar viagens a bordo de motorhomes pelo Reino Unido, o engenheiro niteroiense Leandro Pestana de Souza, de 36 anos, voltou para o Brasil decidido: iria ter uma casa móvel para chamar de sua.

Desde 2020, ele é dono de uma Kombi equipada com espaços habitáveis e, com o veículo, já realizou diversas viagens pelo país. E o veículo até ganhou nome: Leida (que ganhou até um perfil no Instagram @kombileida.

Decidi ter uma Kombi por causa do charme e carisma do veículo. Ela me proporciona todo o conforto de um motorhome grande, mas com a versatilidade de um carro pequeno", diz ele.

A Kombi tem surpreendentes soluções de habitação. Seu interior oferece um espaço maior do que o padrão: lá dentro, pessoas de até 1,85 m de altura ficam em pé com conforto e sentem que estão em uma verdadeira casa. Além disso, Leandro surfa e não é difícil encontrar espaço para levar até mais de uma prancha.

Além disso, o veículo tem isolamento térmico, climatizador, placas solares flexíveis no teto (que ajudam na geração de energia da Leida) e conta com bons espaços para bagagens.

Cozinha

Cozinha da Leida - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Cozinha da Leida
Imagem: Arquivo pessoal

O veículo, por exemplo, é equipado com cozinha, com direito a pia e fogão de uma boca. "Nela, posso esquentar uma água, fazer meu café e preparar um macarrão", conta Leandro. E este espaço é decorado com réplicas de azulejos e oferece janela para o mundo exterior.

Quarto

Na Kombi, Leandro também pode abrir uma cama que comporta confortavelmente duas pessoas. E o interior do veículo ainda abriga uma cama de solteiro.

Nas minhas viagens, tenho levado um amigo de cada vez. A dificuldade é escolher quem levar, pois todo mundo quer viajar na Leida", brinca ele.

Quarto da Leida - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Quarto da Leida
Imagem: Arquivo pessoal

A cama de solteiro fica na parte alta do interior da Kombi, ao lado de uma pequena geladeira.

Banheiro

A Kombi, inclusive, tem um pequeno banheiro equipado com privada, chuveiro de água quente e ventoinha para eliminar odores desagradáveis.

Banheiro da Leida - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Banheiro da Leida
Imagem: Arquivo pessoal
Chuveiro em atividade - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Chuveiro em atividade
Imagem: Arquivo pessoal

Nesta foto, Leandro mostra que dá para tomar um banho dentro da Kombi com muita tranquilidade.

Sala

Após uma adaptação, o banco do passageiro da Kombi está hoje girando 180º, permitindo que o assento fique virado para o interior do veículo e, assim, ajude a criar um espaço de sociabilidade lá dentro.

Adaptação cria um espaço social na Kombi - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Adaptação cria um espaço social na Kombi
Imagem: Arquivo pessoal

"Janela"

Ao abrir a parte traseira da Kombi, Leandro consegue curtir as paisagens dos lugares que visita desde sua cama, em um lugar privilegiado. Com a Leida, ele já viajou para destinos como Capitólio (em Minas Gerais, na foto), Ubatuba (SP), Florianópolis (SC), Paraty (RJ), Arraial do Cabo (RJ) e Búzios (RJ).

A vista das viagens direto da Leida - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A vista das viagens direto da Leida
Imagem: Arquivo pessoal

E Leandro faz questão de estacionar sua Kombi ao lado de algumas das paisagens mais bonitas dos lugares que visita. Aí é só abrir a parte traseira da Leida e curtir o cenário.

"Área externa"

Em suas viagens, Leandro tem estacionado a Kombi em espaços de camping e áreas selvagens. Ele diz que o veículo tem uma autonomia de água e energia de até três dias, permitindo que ele fique isolado de maneira tranquila. "Nesta pandemia, me sinto seguro dentro da Leida, pois ela me proporciona isolamento", conta.

Toldo garante área aberta - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Toldo garante área aberta
Imagem: Arquivo pessoal
Leandro em seu "quintal" - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Leandro em seu "quintal"
Imagem: Arquivo pessoal

Leida também carrega um toldo de quase três metros de comprimento, que pode ser aberto nos locais em que o veículo é estacionado. Sob o toldo, Leandro monta um pequeno espaço de refeições e lazer ao ar livre.

Além do fogão interno, Leandro carrega um fogareiro, com o qual ele cozinha sob a sombra do toldo, cercado por natureza.

Planos com Leida

Leandro planeja levar Leida a mais lugares - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Leandro planeja levar Leida a mais lugares
Imagem: Arquivo pessoal

Leandro diz que, ainda neste ano, gostaria de fazer uma viagem até Ushuaia, na Argentina, com a sua Kombi. "É a minha grande viagem dos sonhos com a Leida", afirma.

Não sei se conseguirei ir por causa da pandemia. Mas, com um motorhome, mudar os planos é fácil, pois você não tem que reservar hotel ou passagens".