PUBLICIDADE
Topo

Fenômeno natural: conheça a surreal paisagem da Praia Vermelha, na China

As plantas que dão origem ao fenômeno alcançam sua coloração mais intensa entre setembro e outubro - Getty Images/iStockphoto
As plantas que dão origem ao fenômeno alcançam sua coloração mais intensa entre setembro e outubro
Imagem: Getty Images/iStockphoto

18/04/2021 04h00

No território de dimensão continental da China, não faltam destinos surreais capazes de surpreender qualquer turista, como a famosa Grande Muralha que corta o país ou a parte moderna da cidade de Xangai, que parece saída de um filme de ficção científica.

Entre estes atrativos inacreditáveis também está um lugar que apresenta uma paisagem natural extremamente inusitada. Trata-se de um local chamado Praia Vermelha, que fica na província de Liaoning, no nordeste da nação asiática — e que não tem este nome por causa do Partido Comunista da China.

Apesar do nome Praia Vermelha, a atração não está no litoral, mas em uma região pantanosa - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
A Praia Vermelha está em uma região pantanosa de encontro do rio com o mar
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A Praia Vermelha está situada na região do encontro de um rio com o mar, em uma zona pantanosa onde existe uma planta chamada Suaeda salsa, que começa a crescer entre abril e maio e, entre setembro e outubro, dá origem a uma cor vermelha de enorme intensidade.

O fenômeno faz com que a superfície da área fique forrada por um tapete rubro, cortado por trechos de água e que, em dias de sol, contrasta de maneira incrível com o céu azul.

praia vermelha china - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
A coloração gerada pelas plantas ganha ainda mais contraste em dias claros de céu azul
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Vista de longe, a paisagem pode lembrar um jardim florido que foi cuidadosamente cultivado pelo homem.

O mar, por sua vez, está logo ali ao lado, embelezando ainda mais o horizonte. E, apesar de seu nome, a Praia Vermelha não oferece areia para os visitantes.

Há no local, porém, uma estrutura propícia para uma bela caminhada. Para admirar este destino chinês, o turista anda por passarelas elevadas que existem sobre o tapete das plantas Suaeda salsa, observando, desde o alto, sua beleza.

Sequências de passarelas facilitam ver o fenômeno natural e as diferentes tonalidades que a Praia Vermelha assume de acordo com a estação do ano - VCG via Getty Images - VCG via Getty Images
Sequências de passarelas facilitam ver o fenômeno natural e as diferentes tonalidades que a Praia Vermelha assume de acordo com a estação do ano
Imagem: VCG via Getty Images

Fauna e milhões de visitantes

Parte de uma área de proteção ambiental da China, a Praia Vermelha também abriga uma fauna riquíssima.

Lá, por exemplo, é registrada a presença de mais de 260 espécies de aves, que encontram farta alimentação nesta zona costeira.

Muitas delas usam usam a região para procriação e podem ser observadas em detalhes a partir das passarelas.

Mais de 260 espécies de aves povoam esta região costeira - VCG via Getty Images - VCG via Getty Images
Mais de 260 espécies de aves povoam esta região costeira
Imagem: VCG via Getty Images

Uma das mais lindas aves avistadas no local é a grou-da-manchúria, que, com seu corpo elegante e plumagem branca e preta, pode ser admirada andando sobre a superfície vermelha.

E estas paisagens ficaram tão famosas que o lugar chegou a receber mais de 2 milhões de visitantes por ano, atraindo, por exemplo, muitos casais em busca de um cenário romântico para as férias.

A Praia Vermelha está localizada a aproximadamente 590 km de Pequim e a 1.640 km de Xangai, as duas principais cidades chinesas.

Panjin, por sua vez, é o centro urbano mais próximo (e é usado como base por boa parte dos turistas que passeiam pela área).

Rio colorido

Com a cores do arco-íris: depósitos minerais e planta aquática causam o fenômeno - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Com a cores do arco-íris: depósitos minerais e planta aquática causam o fenômeno
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Se a China tem a Praia Vermelha, a Colômbia tem um rio colorido.

No país sul-americano, existe um curso de água chamado rio Caño Cristales, que tem o belo apelido de "arco-íris derretido" (e é classificado, por muita gente, como o rio mais bonito do mundo).

Em determinado período do ano, o Caño Cristales exibe várias cores ao mesmo tempo, como vermelho, amarelo e verde.

Vermelho e amarelo estão entre as cores que o turista admira no rio Caño Cristales - Mario Carvajal/Creative Commons/www.cano-cristales.com - Mario Carvajal/Creative Commons/www.cano-cristales.com
Vermelho e amarelo estão entre as cores que o turista admira no rio Caño Cristales
Imagem: Mario Carvajal/Creative Commons/www.cano-cristales.com

O fenômeno ocorre por causa da presença de depósitos minerais e, também, de uma planta aquática chamada Macarenia clavigera, que, dentro da água cristalina do rio, ajuda na intensa variedade de cores deste cartão-postal colombiano.

E ele corre entre árvores e formações rochosas, em um belíssimo cenário natural.

A época mais propícia para ver o espetáculo colorido costuma ser entre julho e novembro.

O Caño Cristales fica na Serra da Macarena, destino de ecoturismo na Colômbia.