Topo

Enchente de rio vermelho faz cidade da Indonésia virar "espetáculo bíblico"

Pekalongan, na Indonésia, tomada por enchente com o "rio vermelho", após contato da água com fábrica de tingimento - Reprodução/New York Post
Pekalongan, na Indonésia, tomada por enchente com o "rio vermelho", após contato da água com fábrica de tingimento Imagem: Reprodução/New York Post

De Nossa

09/02/2021 16h00

Já imaginou uma enchente vermelha tomando conta das ruas da sua cidade? Foi o que aconteceu em Pekalongan, em Java Central, após águas invadirem uma fábrica de tingimento de tecidos.

O acontecimento citado por muitos como um "espetáculo bíblico" tomou conta das redes sociais dos moradores e turistas que estavam por lá, em consequência da beleza em maio ao caos. O local na Indonésia sofre frequentemente com enchentes.

Motoqueiros andando na  "enchente vermelha" - Reprodução/New York Post - Reprodução/New York Post
Motoqueiros andando na "enchente vermelha"
Imagem: Reprodução/New York Post

No Twitter, usuários se preocuparam com o fato de as fotos serem compartilhadas fora de contexto, como noticiou o site New York Post, para reproduzir declarações "apocalípticas".

"Tenho tanto medo que esta foto caia nas mãos de propagadores de boatos", escreveu o usuário do Twitter Ayah E Arek-Arek. "Medo das narrativas de propaganda sobre sinais de que é o fim do mundo, chuva sangrenta etc."

A cidade de Pekalongan é produtora de batique, uma técnica tradicional que usa tingimento resistente à cera e, como outros apontaram nas redes sociais, não é incomum também que as águas das enchentes tenham tons de verde e roxo, além do vermelho.