Topo

Rio na Índia fica rosa em consequência de fenômeno e vira atração turística

Rio em Querala - Deepesh John
Rio em Querala Imagem: Deepesh John

De Nossa

01/12/2020 11h33

A região de Querala, na Índia, ganhou um novo ponto turístico depois que o rio de Avala Pandim, em Kozhikode, perto de cidade de Perambra, ficou rosa em consequência do nascimento de milhares de flores aquáticas.

Conforme a notícia se espalhou por meio das redes sociais dos moradores locais, diversas pessoas que moram nas regiões próximas foram até o local testemunhar a vista espetacular.

Apesar de o fenômeno se tornar conhecido somente agora, os moradores locais já declararam em entrevista que as flores são vistas há alguns anos, mas em quantidade bem menor.

Registro feito mais próximo ao rio em que as flores aquáticas cresceram na cidade da Índia - Reprodução/India Times - Reprodução/India Times
Registro feito mais próximo ao rio em que as flores aquáticas cresceram na cidade da Índia
Imagem: Reprodução/India Times

A explicação de alguns especialistas é que a pandemia do coronavírus pode ter contribuido para essa floração. Como não há muito movimento nessas águas, as flores conseguiram se reproduzir em maior velocidade e volume.

No entanto, a chegada do público causou algumas preocupações. Isso porque muitos deles colheram as flores que criaram a ilusão de que a água estaria rosa.

Biólogos informaram ao jornal "India Times" que a colheita das plantas pode causar sérios danos à ecologia local.

"Se alguém estiver coletando essas plantas, deve-se cuidar para cultivá-las apenas dentro de um aquário. Se cair em rios ou arrozais, pode haver uma destruição em grande escala", disse o especialista à publicação.

O fenômeno deve ocorrer até o final do mês de dezembro, quando o volume das flores começa a reduzir, até desaparecer completamente — quando o rio volta a apresentar a sua coloração habitual.