Topo

Casal brasileiro larga tudo na pandemia para viajar o mundo com seu cão

O casal Vinicius e Thália ao lado do cachorro, Chopp - Arquivo Pessoal
O casal Vinicius e Thália ao lado do cachorro, Chopp Imagem: Arquivo Pessoal

Daniel Silva

Colaboração para o UOL, em Fortaleza

17/03/2021 12h14

"Não tínhamos mais como voltar atrás", diz Vinícius Estrela ao falar do projeto de viajar pelo mundo ao lado da companheira Thália Pinheiro e do cachorro Chopp. A decisão aconteceu no momento em que o país se deparava com a pandemia da covid-19, no primeiro semestre do ano passado. Em meio a esse caos na saúde pública, os dois já tinham vendido tudo e estavam prontos para conhecer o mundo. Naquele momento, não havia condições para adiar por mais tempo o sonho do casal.

Da primeira viagem até agora, contratempos surgiram, mas não foram o suficiente para fazê-los desistir de chegar até o Alaska, nos Estados Unidos, sobre quatro rodas.

"O projeto veio antes da pandemia. Quando a pandemia chegou, já tínhamos feito tudo. Tínhamos vendido muita coisa já. Eu tinha encerrado todos os contratos [Vinícius trabalhava como prestador de serviços]. Thália já havia comunicado a demissão para ONG em que ela trabalhava", conta Vinícius sobre os momentos de preparação para dar início ao projeto de conhecer o mundo. Os preparativos aconteceram no fim de 2019. Na época, o Brasil ainda não tinha casos confirmados de infecção pela COVID-19.

Mas quando decidiram iniciar esta jornada ao lado de Chopp, um golden retriever, as cidades brasileiras entraram em isolamento social para tentar frear a transmissão da doença. Foi aí que o casal decidiu ir para a cidade de Campestre, no interior de Minas Gerais. "Ficamos de março até agosto cumprindo quarentena. Meu pai estava trabalhando naquela cidade. Por isso que fomos para lá. Achávamos que estaríamos seguros, mas pegamos covid-19 em junho", detalha Vinícius. A doença atrasou ainda mais os planos do casal. No entanto, no mês de agosto, decidiram pegar estrada e conhecer toda a região sul do Brasil.

"Começamos em Santa Catarina. Conhecemos toda a região serrana do estado. Conhecemos as cidades de Blumenau, Joivinlle. Conhecemos todo o litoral catarinense. Conhecemos toda a região serrana do Paraná. Fomos até o Espírito Santo. Conhecemos as cidades de Vila Velha e Vitória. Conhecemos Porto Alegre e o litoral de São Paulo", conta Vinícius.

Devido ao retorno das medidas restritivas na maioria das cidades brasileiras, o casal está cumprindo quarentena em Florianópolis em uma pousada. Fizeram amizade com o dono, que curtiu a ideia do projeto e ofereceu a eles um ponto de apoio. "Chegamos há algum tempo. Essa pessoa comprou o nosso projeto e disse que a gente poderia ficar o tempo que for necessário. A pousada está fechada. Ocupamos um dos quartos", explica. A expectativa do casal é voltar a viajar a partir do mês de abril, mas vai depender das condições sanitárias das cidades brasileiras.

O projeto

Cachorro - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O cacharro Chopp foi um motivador para o casal começar sua aventura
Imagem: Arquivo pessoal

Vinícius e Thália estão juntos há mais de 10 anos. Os dois se conheceram no Maranhão quando o ex-executivo foi trabalhar no estado, na área jurídica de uma empresa de refinaria de alumínio. Ela, formada em turismo, trabalhava na mesma empresa como tradutora. Desde o início do namoro, os dois já adotavam um estilo de vida mais "solto". "A gente já viajava sem ter um destino certo. A gente pegava o carro e viajava sem destino", comenta.

Em 2017, o casal se mudou para a cidade de São Paulo após Thália receber uma proposta de trabalho. A ideia de viajar pelo mundo já estava presente, mas sem data para o início. Ao se mudar para a capital paulista, Vinícius começou a trabalhar dando consultoria a empresas na área jurídica.

"A primeira coisa que fizemos ao se mudar foi adotar o Chopp. Em 2019, eu tive um processo de ansiedade muito grande. Thália estava achando que a vida dela era um círculo (trabalho, casa, trabalho). Faltava um pouco de vida", explica Vinícius. Apesar dos problemas, o animal de estimação foi quem lhe motivou a seguir em frente com a mudança no estilo de vida.

"Ele é o protagonista desta viagem. A gente fez esse projeto pensando no Chopp. Nós tínhamos problemas de saúde e eles são felizes com tão pouco", comenta Vinícius.

Próximos passos

Cão - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Plano do casal é chegar até o Alaska
Imagem: Arquivo pessoal

O casal viaja em uma caminhonete que conta com toda a estrutura necessária para atender as necessidades da família. Agora que já iniciaram o projeto, os dois pensam em realizar as viagens internacionais a partir do mês de abril, mas vai depender das condições sanitárias do Brasil e dos países vizinhos. Apesar dos desafios para dar continuidade a esse plano, a meta que prevalece é viver o presente.

"A gente quer viver o agora. Queremos conhecer pessoas e novos lugares. A gente quer continuar viajando. Conhecimento é algo que ninguém tira da gente. Se um dia a gente precisar voltar a trabalhar, a gente trabalha. Mas temos um objetivo de chegar até o Alaska. Isso é um sonho meu de muitos anos", conclui.