Topo

Do forno ao recheio: aprenda 10 dicas para preparar o cupcake perfeito

Cupcake - unsplash.com/@mikemeex
Cupcake
Imagem: unsplash.com/@mikemeex

Samantha Cerquetani

Colaboração com Nossa

04/02/2021 04h00

Pequeno, delicado e saboroso. O cupcake é um tipo de minibolo servido individualmente e faz sucesso em diferentes comemorações como casamentos, aniversários e festas em geral.

As receitas são simples e não faltam opções de massas e recheios para agradar todos os gostos. Entre os mais populares, estão os cupcakes de brigadeiro, doce de leite, chocolate, baunilha, chantilly e limão.

Para preparar essa delícia com uma massa fofinha, molhada e cobertura cremosa, é importante seguir algumas dicas na hora da preparação. Veja, a seguir, detalhes de como fazer um cupcake irresistível!

Separe o material correto para fazer seu cupcake em casa - Getty Images - Getty Images
Separe o material correto para fazer seu cupcake em casa
Imagem: Getty Images

1. Escolha da assadeira

Os cupcakes são assados em forminhas individuais de papel e precisam de uma base firme para não perder o formato. Por isso, é importante investir em assadeiras próprias para cupcakes e que estas sejam antiaderentes.

É comum encontrar assadeiras em dois tamanhos específicos: uma para mini cupcakes com 24 espaços de 5 cm de diâmetro e para cupcakes padrão com 12 espaços com 7 cm de diâmetro cada.

Mas, a boa notícia para iniciantes é que as forminhas de empadas de alumínio também servem para preparar os cupcakes.

2. Forminhas adequadas

Um olho na receita e outro nos materiais - Getty Images - Getty Images
Um olho na receita e outro nos materiais
Imagem: Getty Images

Há ainda a opção de investir em forminhas de papel forneáveis, ou seja, próprias para cupcakes e que vão diretamente ao forno. Geralmente, são vendidas em lojas de artigos para festas, supermercados ou casas especializadas. Tome cuidado ao retirá-las da embalagem para não deformá-las.

É possível colocar a massa diretamente na forminha de papel e levá-las para assar. Mas, nesses casos, é importante usar mais de uma forminha para cada bolinho e garantir que fiquem firmes.

3. Seguir a receita

Para não errar, é fundamental seguir o passo a passo da receita. Preste atenção nos utensílios utilizados, na temperatura do forno, na quantidade de cada ingrediente e como misturá-los. Quem está começando, pode experimentar receitas clássicas com massa de baunilha e chocolate. Depois, tente inovar e ousar nas combinações.

4. Ingredientes e materiais de qualidade

Opte sempre por ingredientes de boa qualidade e marcas conhecidas. Não vale a pena economizar nos insumos e comprometer o sabor do cupcake. Além disso, é necessário escolher forminhas adequadas para garantir a sustentação do bolinho.

Na hora de bater a massa, não exagere - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Na hora de bater a massa, não exagere
Imagem: Getty Images/iStockphoto

5. Não bater demais a massa

No início da receita, quando há apenas açúcar, ovos e óleo, não há problema em bater a massa com vontade. No entanto, à medida que a farinha for entrando, o ideal é bater a mão com delicadeza para não trabalhar o glúten. Quanto mais mexer, mais rígida a massa ficará e o cupcake pode rachar.

6. Quantidade adequada de massa na forminha

Um dos maiores erros na hora de fazer um cupcake é deixar a massa transbordar por exagerar na quantidade ou que ela fique muito baixa, perto da base da forminha.

O ideal é deixar pelo menos um dedo sem massa, pois assim ela vai crescer no forno. Algumas receitas especificam a quantidade ideal de massa. Também é possível usar uma concha para calcular exatamente a mesma quantidade de massas que deve ser colocada nas formas.

Cupcake pede temperatura controlada - Getty Images - Getty Images
Cupcake pede temperatura controlada
Imagem: Getty Images

7. Pré-aqueça o forno

Pode parecer óbvio, mas pré-aquecer o forno é uma etapa que não deve ser pulada. Atente-se para a temperatura indicada na receita. A maioria pede uma temperatura mínima de 180ºC por alguns minutos antes de colocar os cupcakes no forno.

8. A hora certa de tirar do forno

Um dos itens mais importantes é descobrir o momento exato de tirar os cupcakes do forno e ter uma massa molhadinha. O bolinho não deve dourar devido ao seu tamanho delicado e individual. Por isso, eles devem ser retirados quando estiverem firmes no centro. Em seguida, coloque-os em uma grade para esfriar.

Escolha recheio e cobertura diferentes - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Escolha recheio e cobertura diferentes
Imagem: Getty Images/iStockphoto

9. Escolha do recheio

A indicação dos profissionais é usar um recheio diferente da cobertura. Os cupcakes são fáceis de rechear e há ferramentas próprias para isso.

No entanto, eles podem ser recheados com uma faca, ao retirar um pouco da massa no meio. Só se atente para não atingir a forminha embaixo do cupcake. Use saco de confeitar para a cobertura — é possível variar bastante e optar por receitas clássicas como brigadeiro, doce de leite, chantilly e ganache. Além do sabor, eles ajudam a enfeitar os cupcakes.

O ideal é comer o cupcake ainda fresquinho - Getty Images - Getty Images
O ideal é comer o cupcake ainda fresquinho
Imagem: Getty Images

10. Consuma rapidamente

Os cupcakes devem ser consumidos no mesmo dia da preparação ou, no máximo, no dia seguinte. Após dois dias, é comum que fiquem ressecados, se soltem da forminha e percam o sabor.

Fontes: Helen Fernanda de Ataíde, de Gastronomia do Centro Universitário Senac - Santo Amaro; Rita Cruz, cake design, Cris Paulo, chef de cozinha da SOS cupcake e Luana Davidsohn, confeiteira.

Receitas para inspirar