Topo

Bolo incrementado com bolacha maisena tem cara de festa; veja receita

A fatia que conquistou amigos na festa pode ser provada no Da Feira Ao Baile ou reproduzida em casa - Divulgação
A fatia que conquistou amigos na festa pode ser provada no Da Feira Ao Baile ou reproduzida em casa Imagem: Divulgação

Gabrielli Menezes

De Nossa

13/01/2021 04h00

Roberta Julião

Roberta Julião

QUEM É

Quando ainda trabalhava com administração, o Da Feira Ao Baile era um blog de indicação de restaurantes e receitinhas. O hobbie virou negócio ao vender bolos por encomenda e mergulhar de vez no mundo gastronômico.

Há mais de dez anos, Roberta Julião decidiu fazer um bolo de aniversário que mudaria o rumo da sua carreira. Na época, é claro, ela ainda não sabia disso.

O doce tinha duas camadas de brigadeiro intercaladas com a massa branca amanteigada. As laterais e o topo eram cobertos com brigadeiro branco e uma espécie de farofa de bolacha de maisena batida no liquidificador e espalhada por cima dava o "tchan" que o evento pedia.

Segundo ela, o doce lembra um pavê pela composição em camadas. São elas também que ajudam a tornar vistosa a receita, relativamente simples.

A massa é batida de uma única vez, mas assada em três etapas. Por isso, o processo fica mais fácil se tiver três formas iguais em casa.

O brigadeiro tradicional é incrementado com creme de leite, que deixa a textura menos densa, e gotas de chocolate meio amargo combinadas a chocolate em pó.

As fatias fizeram tanto sucesso entre os amigos que compareceram na festa que Roberta passou a ser convocada para cumprir a função em outras comemorações.

Bolo maisena - Divulgação - Divulgação
Bolo maisena: três camadas de massa e duas de recheio
Imagem: Divulgação

"Na época eu estudava administração e trabalhava num banco. Sempre gostei um pouco de cozinhar e receber amigos em casa. Tentava reproduzir as coisas que eu comia por aí e gostava".

Encomendas como pontapé

Bolo maisena - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Massa amanteigada com brigadeiros lembra pavê
Imagem: Reprodução Instagram

A repercussão do bolo maisena fez Roberta deixar a área administrativa e estudar gastronomia no Senac. Chegou a estagiar no D.O.M e no Dalva e Dito, de Alex Atala, e no Epice, de Alberto Landgraf.

Passou de encomendas pontuais para serviço de catering em pequenos casamentos e festas, realizadas também na casa dos clientes. O blog Da Feira Ao Baile, que alimentava com indicações de restaurantes e receitinhas, deu lugar ao Instagram, que tem o nome da própria confeiteira.

"Da Feira ao Baile" passou a ser o nome da sua marca de doces, que ganhou ponto fixo em Pinheiros (São Paulo) em 2016. São bolos altos, bonitos e cheio de sabores afetivos que levam uma legião de clientes ao lugar. Parte dos fregueses conhecem a loja pelas postagens da confeiteira, que misturam vida pessoal com dicas de culinária, fáceis de reproduzir em casa.

Dar cursos, aliás, passou a ser uma das suas frentes de trabalho:

Enquanto estou ensinando, também estou aprendendo. Acredito que tem espaço para todo mundo. Por isso, quero que todo mundo saiba fazer, cresça e tenha o seu próprio negócio".