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Direto dos anos 90, dividir cabelo ao meio é moda entre homens no TikTok

Lisa Ducret/picture alliance via Getty Images
Imagem: Lisa Ducret/picture alliance via Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

24/12/2020 04h00

Quem se aventura no TikTok, recentemente pode ter dado de cara com a hashtag #MiddlePart. Nela, a Geração Z argumenta, por meio dos vídeos rápidos da plataforma, como a divisão do cabelo ao meio se tornou uma marca registrada de estilo entre eles.

Esses meninos se intitulam e-boy's, e vídeos de tutoriais sobre como aderir a esse visual não faltam na rede social. A página com o penteado já engaja suas 84 milhões de visualizações.

A maioria das referências deles, tirando o galã da nova geração Timothée Chalamet, vieram diretamente dos anos 90 e 2000 — Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e até mesmo o protagonista do filme "A Múmia", Brendan Fraser.

A verdade é que não é preciso voltar tanto no tempo assim para sabermos, pelo menos, um dos fatores que fizeram com que os jovens cada vez mais aderissem ao #MiddlePart.

Além do próprio TikTok, o Twitter é outra rede social que acompanha essa nova geração e são poucos os dias em que seja possível acompanhar os tuítes sem dar de cara com uma fancam de grupos de k-pop, sendo esses, possivelmente, os maiores propagadores do penteado.

"Assim como a beleza coreana, a moda começou a atrair os olhares da população ocidental", conta Paulo Silveira, analisa de tendências, para Nossa. "Como o público jovem é o mais engajado nas redes sociais, são eles quem acabam perpetuando o uso dessas peças".

De geração para geração

Para entender melhor o que se passa na cabeça — literalmente — dessa geração, Nossa trocou mensagens com o TikToker norte-americano William Morgan (@willmd14), que aderiu à moda e fala sobre o assunto para seus 82 mil seguidores na rede social, onde acumula também mais de 3 milhões de curtidas.

"Acho que muitas pessoas dessa nova geração veem seus ídolos fazendo isso, então eles copiam", comentou ele na conversa.

A sua escolha de adotar o visual fez parte dessa nova onda que toma conta das redes sociais: "Bem, eu vi muitos 'e-boys' fazendo isso e eu achei que poderia ficar bem legal comigo, então acabei sendo inspirado pela internet, de alguma forma".

Acredito que TikTok é aquela plataforma que torna os homens mais jovens mais conscientes da moda e da beleza".
@willmd14

Aos 17 anos, com as unhas pintadas nas fotos compartilhadas e o cabelo que nos remete aos anos 90 de Leonardo Di Caprio, Will, como prefere ser chamado, conta que, a partir da sua perspectiva, o #MiddlePart é parte de uma nova consciência que os jovens da sua idade estão adquirindo sobre beleza e moda.

"É bom porque agora sentimos que podemos ser mais expressivos e quão importante é cuidar de si mesmo esteticamente", completa. "No entanto, isso também pode trazer aspectos negativos como a insegurança de não ser o padrão de beleza".