Topo

Argentina reabre para visitantes com polícia turística e nada de provadores

Dançarinos de tango se previnem do coronavírus com máscaras e luvas - REUTERS
Dançarinos de tango se previnem do coronavírus com máscaras e luvas
Imagem: REUTERS

Luciana Taddeo

Colaboração para Nossa, de Buenos Aires

05/11/2020 04h00

A Argentina abriu na última sexta-feira (30), as fronteiras para turistas para países limítrofes, entre eles o Brasil. No entanto, o país ainda conta com diversas restrições devido à pandemia da covid-19 e a abertura é encarada pelo governo de Alberto Fernández como uma "prova-piloto" antes de permitir a abertura em outros lugares do país.

Segundo Matías Lammens, ministro argentino do Turismo e dos Esportes, o país espera que até o fim do ano 100 mil brasileiros desembarquem por lá, gerando cerca de 200 milhões de dólares ao local.

Nossa preparou um guia detalhado para o turista que programa viajar a Buenos Aires saber exatamente quais são os requisitos para embarcar e como vai encontrar a cidade.

Novos requisitos para viajar

O turista deverá apresentar resultado negativo de exame de PCR (o de coleta nasal e oral com um cotonete) realizado dentro das 72 horas prévias à viagem. Segundo a Direção de Migrações da Argentina, o exame deve ser realizado, inclusive, por crianças e bebês. Não haverá novo exame na chegada ao Aeroporto de Ezeiza, porém o turista terá a temperatura medida por câmeras com sistema infravermelho.

Turistas posam para foto no Aeroporto Internacional de Buenos Aires - REUTERS - REUTERS
Turistas posam para foto no Aeroporto Internacional de Buenos Aires
Imagem: REUTERS

Para o embarque, também será necessário preencher uma declaração legal (jurada) online dentro de 48 horas antes do embarque. O passageiro também precisará contratar um seguro de assistência médica que cubra serviços de internação e isolamento em caso de covid-19 para o período da viagem. Esta documentação deve ser solicitada ao turista tanto no check-in como na entrada na Argentina.

Estrangeiros não residentes não poderão entrar no país somente com passagem de ida.

Por onde será possível entrar na Argentina

As únicas entradas possíveis serão o Aeroporto Internacional Ministro Pistarini, também chamado de Aeroporto de Ezeiza - para brasileiros, chilenos, bolivianos e paraguaios -, ou o porto do Buquebus, com barcos vindos do Uruguai. O Aeroparque Jorge Newbery atualmente passa por reformas, e as fronteiras terrestres ainda não estão habilitadas para estrangeiros.

Segundo o ministro argentino do Transporte, ainda não há previsão da autorização de desembarque de turistas de cruzeiros no país. "É muito prematuro estabelecer algum cronograma. Acredito que vamos ter algum tipo de turismo de cruzeiros no verão, mas será muito escasso", disse há alguns dias.

Viajar pela Argentina

Inicialmente, só está autorizada a circulação pela Área Metropolitana de Buenos Aires, que inclui a cidade de Buenos Aires - capital do país -, a Grande Buenos Aires, a Cidade de La Plata e a Grande La Plata.

Mesmo assim, há lugares que ainda não estão recebendo turistas. É o caso do município de Tigre, onde é possível fazer passeios de barco, e atividades como remo e canoagem, mas que só permitirá o turismo a partir de 1 de dezembro.

Transitar pela cidade

O uso de máscara cobrindo boca, nariz e queixo é obrigatório na rua, espaços públicos, em táxis, estabelecimentos comerciais e edifícios públicos.

Por enquanto, os ônibus, metrô e trens públicos da Área Metropolitana de Buenos Aires continuam exclusivos para trabalhadores essenciais do país e, portanto, não podem ser utilizados pelos turistas.

Uma opção é pegar táxi e muitos na cidade usam um plástico divisório entre a parte dianteira do carro e do banco traseiro para ajudar a proteção. O uso de máscara cobrindo boca, nariz e queixo é obrigatório para todos os ocupantes do veículo.

A prefeitura recomenda o deslocamento a pé ou de bicicleta para trajetos curtos. Há um sistema de transporte público de bicicletas gratuito, que funciona 24 horas. Para utilizá-lo, é necessário fazer download do app BA Ecobici. Buenos Aires conta com mais de 250 km de ciclovias.

Também será possível realizar os tours com agências, mas os protocolos para o transporte de ônibus e vans turísticas ainda estão sendo definidos pelo governo.

Comércio

Comércio em Buenos Aires conta com uma série de protocolos para prevenção contra o coronavírus - AFP - AFP
Comércio em Buenos Aires conta com uma série de protocolos para prevenção contra o coronavírus
Imagem: AFP

Atualmente, os estabelecimentos comerciais controlam a capacidade máxima de pessoas dentro da loja e geralmente há filas na porta. Muitos também pedem o uso de álcool em gel na entrada.

Para evitar contágios pela covid-19, os turistas vão ter que respeitar os mesmos protocolos que os habitantes da cidade: não poderão usar provadores ou experimentar roupas, por exemplo. Já sapatos podem ser provados, mas é obrigatório higienizar as mãos antes e depois de colocá-los no pé.

Os shoppings da cidade já estão abertos, mas com permanência máxima de 90 minutos por visitante e capacidade máxima de uma pessoa para cada 15 metros quadrados. Também é possível recorrer aos corredores de compras ao ar livre, como a Rua Florida, a Avenida Avellaneda e os Outlets da Avenida Córdoba.

As feiras de artesanato e manualidades, como a Feira da Recoleta, voltam a funcionar a partir de 7 de novembro. As barraquinhas só atenderão com uma pessoa, com divisão física ou distância mínima de dois metros uma da outra. Também haverá demarcações na calçada com divisão de espaço de compras e circulação de pessoas. O controle do fluxo de pessoas será feito com barreiras e também haverá agentes da prefeitura controlando o cumprimento de protocolos.

Hotéis

Nesta semana, todos os hotéis da cidade foram habilitados para funcionar com sugestões de protocolos.

São elas: medir a temperatura dos hóspedes antes da entrada no hotel, não permitir o uso de instalações comuns como piscinas, os passageiros devem carregar sua própria bagagem e estacionar seu veículo, em locais onde não é possível manter distância interpessoal mínima, e, em locais onde não é possível, o hotel deve colocar barreiras transparentes para a separação de pessoas, a ocupação máxima de elevadores deve ser de 30% da sua superfície, o café da manhã deve ser servido no quarto ou na modalidade take away (ir retirar), realização virtual de todos os trâmites possíveis, como check in e check out.

Atividades turísticas

Crianças brincam em frente à Casa Rosada, em Buenos Aires (Argentina) - Xinhua/Martín Zabala - Xinhua/Martín Zabala
Crianças brincam em frente à Casa Rosada, em Buenos Aires (Argentina)
Imagem: Xinhua/Martín Zabala

As atrações turísticas serão habilitadas de forma gradual à medida que os protocolos para cada uma forem sendo definidos. A prefeitura pretende reativá-las paulatinamente.

Museus já foram autorizados a reabrir, mas é necessário fazer reserva digital antecipada. São permitidas visitas em grupos de no máximo 4 pessoas que estejam juntas.

Entre os protocolos exigidos estão: distância social, percurso com sentido único e cada local tem uma capacidade máxima de acordo com a superfície. Não é permitido tocar nas obras e não pode haver instalações artísticas participativas. Serviços gastronômicos em terraços e pátios internos já estão autorizados. Haverá medição de temperatura na entrada, álcool em gel em todos os andares, e será obrigatório o uso de máscara e distância social de 2 metros.

"Caminito", no icônico bairro de La Boca, em Buenos Aires, terá polícia turística - Xinhua/Martín Zabala - Xinhua/Martín Zabala
"Caminito", no icônico bairro de La Boca, em Buenos Aires, terá polícia turística
Imagem: Xinhua/Martín Zabala

Lugares que tendem a aglomerações, como a Calle Florida e o Caminito contarão com presença de uma polícia turística e agentes de prevenção destinados ao cumprimento de medidas de prevenção.

Questionado sobre protocolos em lugares como o Paseo de la Historieta, em San Telmo, onde está o banco com a estátua da personagem Mafalda, na qual os turistas costumam tocar para fotografias, o Ente de Turismo da cidade de Buenos Aires informou ao Nossa que em locais assim agentes deverão evitar aglomerações e fazer desinfecção constante.

O Palácio Barolo, por enquanto, só reabriu o rooftop do andar 16, que "oferece magníficas vistas do centro portenho". Lá tem um bar nas alturas chamado Salón 1923, que vai abrir no fim do dia, mas só receberá com hora marcada e permanência máxima de 1h45, com até 10 pessoas por vez. O uso de máscara é obrigatório nas instalações, e o local mede a temperatura e pede o uso de álcool em gel para os visitantes. Visitas guiadas presenciais em breve estão sendo avaliadas, mas por enquanto, o planejamento é de tours online nos sábados no entardecer.

Cadeiras do Teatro Colon, na Argentina - Amilcar Orfali / Getty Images - Amilcar Orfali / Getty Images
Cadeiras do Teatro Colon, na Argentina
Imagem: Amilcar Orfali / Getty Images

Ainda não há previsão da retomada de visitas ao Teatro Colón (que está retransmitindo obras online em seu site aos domingos às 20h), Cemitério da Recoleta, Casa Rosada, assim como a abertura de casas de espetáculo de tango. A mítica La Bombonera também continua fechada, e não há previsão de reabertura do museu do clube. Já foram autorizadas, no entanto, algumas apresentações ao ar livre na cidade, seguindo protocolos como o não-contato físico, agendamento prévio e número máximo de público.

Bares e Restaurantes

Café Tortoni - Ente de Turismo de la Ciudad de Buenos Aires/Divulgação - Ente de Turismo de la Ciudad de Buenos Aires/Divulgação
Café Tortoni
Imagem: Ente de Turismo de la Ciudad de Buenos Aires/Divulgação

Os locais já podem receber comensais em mesas do lado de fora, cumprindo protocolos sanitários, como distância social. Dentro do salão, só é permitida uma ocupação máxima de 25% da capacidade do estabelecimento. Assim está funcionando o famoso Café Tortoni, um queridinho dos turistas, por exemplo. Outros pontos de interesse gastronômico como o Mercado de San Telmo também voltaram a funcionar.

Pessoas aproveitam praças e parques de Buenos Aires - REUTERS/Agustin Marcarian - REUTERS/Agustin Marcarian
Pessoas aproveitam praças e parques de Buenos Aires
Imagem: REUTERS/Agustin Marcarian

Lugares verdes

Parques já estão abertos. Uma boa pedida para aproveitar os espaços verdes da cidade são os Bosques de Palermo, onde há um lago e o Rosedal. O Ecoparque (antigo zoológico de Palermo), o Jardim Japonês, a Reserva Ecológica e o Jardim Botânico também estão abertos.