Topo

Blogueiro de gastronomia põe a mão na massa e ensina receita de focaccia

Preparado com azeite, pão é saboroso e aerado - Getty Images
Preparado com azeite, pão é saboroso e aerado
Imagem: Getty Images

Gabrielli Menezes

De Nossa

02/09/2020 04h00

Felipe Almeida

Felipe Almeida

QUEM É

Advogado de formação, ele se considera autoditada na cozinha. É criador do blog Santa Comida, uma espécie de diário onde narra, desde 2006, suas aventuras no fogão e nas mesas de restaurantes dentro e fora de Salvador

O soteropolitano Felipe Almeida, de 36 anos, é diferente de muitos blogueiros. Embora mantenha uma rotina frequente de posts no seu Instagram, trabalha com outras duas atividades paralelas: é advogado e sócio de um escritório próprio e ainda faz frila para uma agência de viagens.

Relativamente distante dessas duas profissões, a paixão por comida e bebida vem de família e surgiu bem antes de o assunto pipocar nos perfis de diversos influenciadores. Aos 22 anos, ele decidiu lançar a página Santa Comida, onde escreve sobre o tema sem muitas formalidades.

Gastronomia é um hobby sério. Independentemente do meu Instagram ou do blog existir, a rotina gastronômica já faz parte do que eu sou e vai continuar".

A página começou como um diário dos estabelecimentos que frequentava com os amigos e a namorada. Com o passar do tempo, começaram a surgir também receitas e dicas sobre lugares para onde Felipe viaja.

Focaccia Felipe Almeida - Felipe Almeida - Felipe Almeida
Massa com azeite: deixa a focaccia mais saborosa
Imagem: Felipe Almeida

Seu trabalho na agência de turismo dá uma baita ajuda nessa segunda missão. Ele leva constantemente adolescentes para Disney e, eventualmente, é colocado em outros roteiros. Ao todo, visitou 29 nações. Entre elas, a Rússia e os países escandinavos, Dinamarca, Suécia e Noruega.

Uma de suas comidas favoritas, que sempre vai atrás em Salvador e em outras cidades do mundo, é a focaccia. Após fazer muitos testes em casa, ele chegou a uma receita saborosa, que compartilha com Nossa:

Focaccia do Almeida

Dificuldade Fácil
8 porções
180 min
Ver receita completa

Rotina em eventos e restaurantes

Felipe acabou virando amigo de muitos chefs locais. "Gosto de ter livre acesso à cozinha, de ajudar a escolher um cardápio... Me preocupo em ajudar as pessoas que estão no caminho certo", diz o advogado.

Felipe Almeida - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Felipe Almeida: "não quero manchar a imagem do local"
Imagem: Arquivo pessoal

Por conta da visibilidade que ganhou com o Instagram, é convidado a experimentar a comida de vários restaurantes e fazer suas considerações.

Segundo Felipe, como muitas vezes os locais estão preparados para recebê-lo, num dia e horário marcado, ele entende que pode acontecer uma espécie de maquiagem no real serviço do restaurante para impressionar a ele e os demais acompanhantes. "Depois que vou a convite, eu sempre volto por conta própria para confirmar", garante.