Topo

Pão de queijo de frigideira fica pronto em dez minutos. Prove a receita

Quitute queijudo preparado no fogo: economiza tempo e suja menos - Marcelo Katsuki
Quitute queijudo preparado no fogo: economiza tempo e suja menos Imagem: Marcelo Katsuki

Gabrielli Menezes

De Nossa

19/08/2020 04h00

Marcelo Katsuki

Marcelo Katsuki

QUEM É

Apaixonado por comida, compartilha apetitosos conteúdos para quase 30 000 gulosos no Instagram. É formado em Arquitetura pela FAU-USP e escreve sobre gastronomia há 14 anos no blog Comes e Bebes, da Folha de S. Paulo.

Se você é fã de pão de queijo e quer saber uma forma quase instantânea de matar essa vontade, está na matéria certa. Isso porque o tradicional salgado ganhou uma versão bem mais prática nas mãos de Marcelo Katsuki.

Boa para o café da manhã ou como um agrado no meio da tarde, a receita do jornalista fez sucesso no seu Instagram. O motivo? Além de tocar a memória afetiva de muita gente, leva poucos ingredientes e pode ser preparada na frigideira.

"Na frigideira dá para ter um controle do calor muito melhor em relação ao forno. Sem contar que é uma forma de diversão, dá para ir testando..."

Outro atributo do passo a passo está na substituição de polvilho por tapioca, ingrediente mais comum de se ter na despesa e que faz menos sujeira por ter grãos mais grossos.

Pandemia criativa

A descoberta aconteceu no meio da pandemia, quando passou cem dias da quarentena na casa dos pais, em Londrina. "Ficava o dia inteiro minha mãe cozinhando e eu comendo. No Instagram, sempre coloquei as coisas que eu como. E como não podia ir a restaurantes, comecei a passar receitas", explica.

Inspirado em vídeos de culinária estrangeiros — outro passatempo do confinamento —, Katsuki fez inúmeros testes de quitutes e guloseimas que têm em comum o fato de serem diferentes, divertidas e simples. Sem contar o pão de queijo, estão entre os bem-sucedidos a tapioca de cuscuz e o bolo de chocolate, também de frigideira.