PUBLICIDADE
Topo

Fazer um excelente cappuccino em casa é possível; saiba como

Cappuccino italiano: partes iguais de café, leite e crema - Getty Images
Cappuccino italiano: partes iguais de café, leite e crema
Imagem: Getty Images

Gabrielli Menezes

De Nossa

28/08/2020 11h15

Está cansado de café com leite? Com algumas técnicas (e utensílios) é fácil transformá-lo num ótimo cappuccino.

É possível fazer em casa uma bebida excelente que não leva mais do que cinco minutos", garante o barista Boram Um, sócio da rede de cafeterias e escola Um Coffee Co.

Em primeiro momento, porém, as etapas abaixo não parecem tão simples. Mas fique calmo: depois de algumas tentativas o processo fica mais natural. Vale a pena!

Do básico ao clássico

Crema - Getty Images - Getty Images
Crema: a espuma de leite faz toda a diferença
Imagem: Getty Images

Tanto o café com leite quanto o cappuccino são formados por dois ingredientes: café e leite. A diferença é que o segundo se torna bem mais cremoso e atrativo por também levar na composição a crema, ou espuma de leite.

Outra particularidade é que a bebida não pode ser feita com coado. Ou seja, sua preparação exige algum tipo de máquina.

Além do aparelho que funciona com cápsulas, bem conhecido no mercado, há opções automáticas e manuais que resultam num expresso igualmente satisfatório — basta escolher a mais adequada as suas necessidades e bolso.

Cappuccino prensa francesa - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
A prensa francesa, do lado direito: novo uso
Imagem: Getty Images/iStockphoto

A parte mais desafiadora do processo é trabalhar com o leite. "É preciso esquentá-lo até que ele chegue a 65 graus. Não pode ferver. No meu micro-ondas, levou um minuto e meio. Mas também dá para utilizar o fogão e, se possível, um termômetro", diz Boram.

Com o leite quente, é hora de vaporizá-lo. Para isso, você precisará de uma pressca, criada exatamente para essa função, ou de uma prensa francesa. Usada para fazer café filtrado, é mais comum das pessoas terem em casa.

"Tem que subir e descer o filtro várias vezes para que se forme a espuma. Depois, é só escolher uma xícara, colocar o expresso e completar com leite e crema", explica o barista.