Topo

Mesmo com pandemia, brasileiros persistem no sonho de casar no Caribe

Casais adiaram a data e, agora, adaptam a cerimônia e a viagem aos novos protocolos  - Luiz Meurer/Divulgação
Casais adiaram a data e, agora, adaptam a cerimônia e a viagem aos novos protocolos
Imagem: Luiz Meurer/Divulgação

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

23/08/2020 04h00

A pandemia fez o casal campineiro Marcela Pozzer e Paulo Alexandre de Melo postergar um dos grandes eventos de suas vidas: em junho deste ano, eles iriam se casar em Cancún, no México, em uma celebração que reuniria amigos e familiares no meio das paisagens do Caribe.

O matrimônio estava sendo preparado desde 2018. "Mas em março deste ano, tivemos que adiá-lo", conta Marcela. "Foi uma decepção quando vimos que precisaríamos trocar a data, três meses antes de o casamento acontecer".

Fiquei mal e chorei muito. Mas percebi que era algo que estava fora de nosso controle, não havia o que fazer"

marcela e paulo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Marcela e Paulo: casamento à beira-mar no Caribe adiado para novembro
Imagem: Arquivo pessoal
O casal, porém, resolveu persistir no sonho: com a retomada das viagens aéreas entre Brasil e México (após meses de cancelamentos de voos causados pelo coronavírus), eles reagendaram as bodas em Cancún para o dia 28 de novembro e planejam trocar alianças com o pé na areia, em uma praia banhada pelo mar azul-turquesa.

A hospedagem dos noivos e seus convidados, por sua vez, ocorrerá no resort Dreams Sands, que fica de frente para o oceano (e cuja piscina será cenário para a festa pós-casamento).

Porém, por causa da pandemia, o evento deve passar por algumas mudanças. "A princípio, teríamos 63 convidados. Mas, agora, acho que haverá menos pessoas presentes. Algumas pessoas não conseguirão pegar férias em novembro e, provavelmente, haverá gente que ainda estará meio preocupada em viajar", prevê Marcela.

Ela também relata que, por questão de segurança sanitária, o evento não contará mais com alimentação em esquema bufê. "Agora, teremos garçons para servir os pratos individualmente para as pessoas. E, para nós, isso é melhor. Será um serviço mais requintado".

E o casal cogitou desistir do matrimônio no Caribe, por causa do adiantamento imposto pela pandemia?

A gente não pensou em cancelar. Sempre tive o sonho de casar na praia"

marcela e paulo - piscina - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O casal acredita que, além da cerimônia, o casamento no Caribe é uma experiência de viagem para parentes e amigos
Imagem: Arquivo pessoal

Marcela conta que, ao ir para o Caribe, eles podem unir o evento matrimonial com uma experiência de viagem que dura vários dias — e que pode ser compartilhada com familiares e amigos próximos (o grupo começará a chegar a Cancún já no dia 23 de novembro, para curtir as belezas do balneário mexicano antes do evento).

Ela se diz "tranquila" em realizar um evento internacional neste momento. "A grande maioria dos nossos convidados é jovem, com faixa etária entre 30 e 40 anos. A pessoa com mais idade será meu pai, que tem 60. Quase 100% destas pessoas não são do grupo de risco. E eu trabalho na área da saúde, como cirurgiã-dentista", relata a noiva, dizendo que vai usar seus conhecimentos para orientar os convidados sobre todos os cuidados que eles devem tomar durante a viagem.

Álcool em gel e máscaras para convidados

Os brasileiros Bruna Fóglia e Fábio Paleari também estão com casamento marcado em Cancún.

bruna e fábio - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Bruna e Fábio mantiveram a data do casamento, mas, por precaução, pediram para não colocá-la nas lembrancinhas
Imagem: Arquivo pessoal
O matrimônio já estava previsto, desde antes da pandemia, para o dia 12 de outubro deste ano, mas o coronavírus causou algumas mudanças no evento.

Segundo Bruna, máscara e álcool em gel são dois itens que foram agregados a um kit que será dado aos convidados antes do embarque no avião rumo ao México, para ajudar a protegê-los da covid-19 durante o voo.

"Também haverá vans higienizadas para transportar nossos familiares entre o aeroporto de Cancún e o hotel. Isso fará com que eles não tenham que pegar um Uber para fazer o trajeto", explica a noiva.

Houve uma diminuição no número de pessoas que iriam para o casamento. Antes da pandemia, tínhamos a expectativa de 40 convidados. Agora, serão cerca de 20 pessoas"

Bruna conta que toda a situação gerada pelo coronavírus deixou o casal preocupado. "Ficamos na dúvida se manteríamos a data do evento", conta ela.

Por precaução, o casal pediu para que não fosse colocada nenhuma alusão à data do casamento nas lembracinhas que serão entregues para os convidados. "No caso de haver algum imprevisto que faça o casamento ser adiado. A gente não sabe o que pode acontecer nos próximos meses. Estamos preparados caso algum imprevisto faça a viagem ser adiada".

Hyatt Ziva - Marcelo Caetano/Divulgação - Marcelo Caetano/Divulgação
Cerimônia no resort Hyatt Ziva: troca de alianças com farol e mar como cenário
Imagem: Marcelo Caetano/Divulgação

O evento, porém, continua confirmado: a troca de alianças, a hospedagem do grupo e a festa matrimonial estão marcadas para serem realizadas no resort Hyatt Ziva, localizado de frente para o mar do Caribe.

"Escolhemos Cancún por causa de uma viagem que fizemos no ano passado a Cozumel, na mesma região do México", relata a noiva.

Ficamos encantados com a beleza do lugar e vimos um casamento acontecendo lá. E é uma oportunidade para juntarmos a família em uma viagem de lazer".

O noivo, Fábio, conta que, além do casamento, pretende fazer turismo fora do resort com os convidados. "Estamos nos organizando para tentar fazer passeios de barco, mergulho e conhecer o sítio arqueológico de Chichén Itzá", diz.

O casal está antenado sobre os procedimentos sanitários adotados pelo Hyatt Ziva por causa da pandemia. "Eles estão operando com só 30% de sua capacidade de hóspedes e adotando medidas mais rígidas de limpeza", conta Bruna.

Impacto no mercado de casamentos no Caribe

casamento - Pedro Fonseca/Divulgação - Pedro Fonseca/Divulgação
Depois de praticamente parado durante a pandemia, o setor de casamentos no exterior espera retomada no segundo semestre
Imagem: Pedro Fonseca/Divulgação

Especializada em realizar casamentos no Caribe, a empresa Cheers Travel sofreu um grande impacto por causa da coronavírus.

"Tivemos 46 casamentos adiados de 15 de março deste ano até a data em que estamos agora. Não realizamos nenhum casamento neste período", informa Henrico Carlo, diretor da empresa.

O executivo, entretanto, diz que há muitos brasileiros querendo fazer seus matrimônios na região caribenha e acredita na retomada do mercado neste segundo semestre. "Destinos com os quais trabalhamos já estão abertos e aceitando a entrada de brasileiros", diz, explicando também que os voos entre o Brasil e estes locais se encontram em processo de reativação.

E quais são as principais vantagens de realizar um matrimônio no Caribe?

Com a escassez de datas para casamentos no Brasil, o Caribe vira uma alternativa, uma vez que lá os noivos não têm a necessidade de casar no fim de semana"
Henrico Carlo

De acordo com o executivo, bodas no exterior também costumam reunir um número bem menor de convidados. "Isso afeta diretamente o preço do evento, que tende a ser mais barato do que um casamento no Brasil", explica. "Outro ponto importante é que os casamentos no Caribe são realizados a céu aberto, algo recomendado nos dias de hoje".

casamento - Karine Fatel/Divulgação - Karine Fatel/Divulgação
A possibilidade de cerimônia a céu aberto é um dos atrativos anunciado para o novo normal das festas de casamento
Imagem: Karine Fatel/Divulgação

Com a Cheers Travel, um evento matrimonial para 50 convidados na região caribenha tem preço inicial na faixa dos US$ 7.000 (aproximadamente R$ 39 mil), mas não inclui as passagens aéreas.

"Os valores podem flutuar bastante dependendo dos itens escolhidos para decoração, cardápio e afins", avisa Carlo.

Além disso, o executivo afirma que os destinos e hotéis com os quais trabalha estão seguindo rígidas normas de segurança para prevenir a disseminação do coronavírus.

Mas ele reforça que, mesmo com estas medidas sanitárias, os noivos e seus convidados devem contratar um seguro viagem que ofereça cobertura para eventual contágio por covid-19.

"Sempre indicamos o seguro viagem como item prioritário em viagens ao exterior. É importante que todos do grupo estejam com algum seguro que faça esta cobertura completa", finaliza.