Topo

Pai de quatro, chef Benny Novak ensina receitas para o Dia dos Pais em casa

Chef Benny Novak com os filhos, Sofia, Fernando, André e Gabriel - Arquivo Pessoal
Chef Benny Novak com os filhos, Sofia, Fernando, André e Gabriel
Imagem: Arquivo Pessoal

Gabrielli Menezes

De Nossa

09/08/2020 04h00

Benny Novak, chef do francês Ici Bistrô, sugere três receitas fáceis para quem pretende passar o Dia dos Pais, comemorado no domingo (9), no conforto do lar.

Preparada com berinjela e vinagrete tahine (pasta de gergelim), a salada de inverno se sai bem como entrada. "Embora tenha algumas etapas, todas são bem simples", garante Novak.

Salada de inverno

Dificuldade Médio
4 porções
50 min
Ver receita completa

O prato principal é o steak tartare, que pode ser elaborado em 45 minutos ou até menos. Atenção: é preciso ter cuidado com a qualidade e a procedência da carne, já que é servida crua.

Steak tartare

Dificuldade Fácil
4 porções
45 min
Ver receita completa

De sobremesa, a mousse de chocolate não requer tanta habilidade na cozinha. Ainda assim, vale programar-se com calma: o doce deve ficar oito horas na geladeira antes de ser devorado.

Mousse de chocolate

Dificuldade Fácil
15 porções
530 min
Ver receita completa

Gente como a gente

Pai de quatro (Sofia, 17; Fernando, 15; André e Gabriel, 11), Novak confessa que não é sempre que consegue juntar a brigada familiar em torno do fogão. "Quem cozinha comigo e demonstra interesse em ser cozinheiro é o Gabriel. Eu deixo todos bem livres para decidir seus gostos e vontades", diz.

benny - Keiny Andrade/Folhapress - Keiny Andrade/Folhapress
Durante a quarentena, Benny precisou reformular o cardápio em casa: grandes assados ganharam prioridade
Imagem: Keiny Andrade/Folhapress
O chef também está entre a legião de pessoas que precisou se organizar melhor com as refeições na quarentena. "Eu tenho guarda compartilhada e, desde março, meus filhos começaram a passar mais dias comigo. Eu mal cozinhava em casa, só fazia pratos mais simples, como macarrão, ou pedia delivery de pizza ou sushi", explica.

Como agora há, no mínimo, cinco pessoas em volta da mesa, Novak passou a optar por pratos que rendam mais, como grandes assados.

Se faço lombo, a gente come num dia e depois vira sanduíche. Assim, consigo otimizar o rango"

Até mesmo o café da manhã ganha complexidade quando multiplicado por cinco. "Um quer ovos e bacon, o outro quer tapioca... Eu gosto de atender todo mundo, mas já avisei que não é à la carte", brinca.

Felizmente, a tarefa fica mais simples quando o novato ajudante, Gabriel, acorda inspirado e faz tomate ralado temperado para comer com pão. "Os outros só entram na cozinha para ajudar a lavar prato", revela o chef. Já é alguma coisa, né?