Topo

Como aproveitar cascas de legumes para enriquecer receitas

Casca, talos e mais partes de vegetais podem virar base para receitas deliciosas - Unsplash
Casca, talos e mais partes de vegetais podem virar base para receitas deliciosas Imagem: Unsplash

De Nossa

31/07/2020 11h00

Não é só por economia que vale a pena levar o reaproveitamento para a cozinha. As cascas, extremidades e talos de legumes, muitas vezes descartadas podem entrar em receitas com mais sabor e saúde.

Seja em sopas, ensopados e risotos, estes pedaços não são menos nobres em nutrientes, como vitaminas e sais minerais - muito pelo contrário. As folhas das cenouras, por exemplo, são ricas em vitamina A; as da beterraba se destacam pelo potássio, mineral que ajuda a regular a pressão arterial, enquanto as da couve-flor possuem fósforo, que ativa e protege a memória.

Como higienizar

lavar frutas, lavar verduras, frutas, verduras - iStock - iStock
Imagem: iStock

Em tempos de pandemia, em que a higiene está ainda mais detalhada, partes dos legumes, como batatas, rabanetes e cenouras devem ser lavados com uma escovinha, para retirar os resíduos de terra. Com partes, como talos, folhas, cascas, pontas e miolos não é diferente.

Descarte apenas as folhas que estiverem amareladas e use o método recomendado pelo Ministério da Saúde: mergulhar a verdura em 1 litro de água com 1 colher de hipoclorito de sódio (água sanitária) e deixar durante 15 minutos em uma bacia. Em seguida, lave novamente folha por folha em água corrente, até o resíduo sair por completo.

Como armazenar

gaveta de vegetais; geladeira - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Após higienizar as verduras, reserve-as em um saco plástico ou refratário para acondicioná-las, conforme for utilizando os legumes.

Os gavetões de baixo da geladeira são os mais indicados para guardar vegetais. Isso porque estão mais longe do congelador, garantindo que as folhas não queimem com o frio excessivo;

Junte as sobras por até cinco dias para ter uma boa quantidade, mas não deixe passar desse tempo para que os alimentos não estraguem.

Receita de caldo de legumes fácil

Depois, basta colocar em uma panela, cobrir com água fria suficiente para cobrir os legumes e cozinhar em fogo baixo por 30 a 50 minutos. Para dar um toque de sabor, adicione uma cebola descascada e três dentes de alho.

Depois que esfriar, basta coar e congelar em forminhas de gelo, para utilizar aos poucos, no dia a dia, em pratos deliciosos e saudáveis.

Fonte: marca de massas Adria.