Topo

Sucesso da Europa ao Brasil, rosbife tem seus segredos. Aprenda receitas

Rosbife é sucesso pelo mundo. Aprenda a fazer em casa - Getty Images
Rosbife é sucesso pelo mundo. Aprenda a fazer em casa
Imagem: Getty Images

Juliana Simon

De Nossa

28/07/2020 04h00

Nascido "roast beef" em terras britânicas, o nosso bom e velho rosbife já é tradicional entre os que adoram uma boa carne. Se engana, porém, quem pensa que esse prato descomplicado não tem seus segredinhos para ficar perfeito.

Se na Europa sua versão mais conhecida é à base de filé mignon, aqui no Brasil o corte mais utilizado é mesmo o lagarto, ou qualquer carne com pouca ou nenhuma gordura

O rosbife é para os ingleses o que o frango assado é para o brasileiro", crava o chef Melchior Neto, do Gema Restaurante.

A tradição inglesa é servir a carne no almoço de domingo acompanhada de um bom purê de batatas ou legumes refogados ou assados. Já por aqui, o rosbife é consumido com arroz, como petisco, acompanhado de molhos e torradas, ou em sanduíches, como beirute - e vai bem de segunda a segunda.

Como temperar

A sugestão favorita do chef é fazer uma boa marinada da carne (como na receita a seguir), mas o tempero vai do gosto de cada um.

O importante é deixar o rosbife descansar com o tempero por pelo menos 24 horas. Por ser uma peça grande de carne precisa desse tempo para curtir o tempero.

No pão ou no prato, versões do rosbife são sucesso garantido - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
No pão ou no prato, versões do rosbife são sucesso garantido
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Se preferir, é possível temperar a carne somente com o sal. Nesse caso, o indicado é usar 1% do peso da carne em sal, ou seja, uma peça de 1 kg precisa de 10 g de sal.

"Forno e fogão"

Além do forno, o rosbife pode ser preparado na frigideira. A dica do chef é selar a carne e depois acrescentar 2 colheres de sopa manteiga bem cheias e regar a carne. Conforme for jogando a manteiga derretida sobre a carne, vá girando a peça para que cozinhe uniformemente.

Neste preparo, o importante é não deixar a carne parada. Se isso acontecer o cozimento será desigual e o rosbife não terá o centro rosado, sua principal característica.

Mais receitas de rosbife