Topo

Montar a mesa de São João com crianças anima festa em casa no isolamento

Estela Curioni, da @Caraminholando, sugere a participação das crianças na montagem de uma mesa junina divertida - Divulgação
Estela Curioni, da @Caraminholando, sugere a participação das crianças na montagem de uma mesa junina divertida
Imagem: Divulgação

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

06/07/2020 04h00

Em casa com as crianças, as mães têm duas escolhas a fazer nesses tempos: se estressar ou gastar a energia delas. Pegue a segunda opção e transforme numa festa junina para a família toda. Assim você terá lembranças incríveis dessa fase de distanciamento social.

Se você der aos pequenos tarefas simples, como ajudar a encontrar o melhor cenário para uma mesa junina, ou ainda criar uma pescaria com peixes de papel, eles passarão um bom tempo entretidos.

Eis a ideia da decoradora Estela Curioni, da @Caraminholando. Ela criou um kit para envolver pais e filhos na montagem de uma mesa fácil, divertida e cheia de cores primárias, para montar em qualquer lugar.

"Fizemos peixinhos com papel para elas brincarem de pescaria, rabo para colocar no bumba-meu-boi e comidinhas afetivas, que levam as pessoas a ficarem mais tempo ao redor da mesa para fortalecer esses vínculos na família", conta.

O que comer?

Aqui entraram os quitutes doces e salgados da chef Aline Frey, do Buffet Vanzetto: sanduíche de pernil com cebola caramelizada e creme dijon, cuscuz mole de frango e palmito, chips de batata doce, milho cozido, bolo cremoso de milho na palha, arroz doce com farofa de castanhas, brigadeiro de queijo e goiabada e cuscuz de tapioca com leite condensado.

Como montar?

Estela, que ama fazer festa, dá um segredo para a montagem: "Ao criar uma cena para festejar, a intenção é sempre subirmos o olhar. Por isso colocamos bandeirinhas e sugerimos uma praça para a festa junina. Daí surgiu a ideia de fogos de artifício, lua e estrelas", diz.

O papel kraft com as cores juninas combina facilmente com o que você tiver em casa. Coloque uma playlist animada, combine com os amigos um horário para acenderem a fogueira virtual e boa festa!

@Caraminholando - Divulgação/ @Caraminholando - Divulgação/ @Caraminholando
Imagem: Divulgação/ @Caraminholando
@Caraminholando - Divulgação/ @Caraminholando - Divulgação/ @Caraminholando
Imagem: Divulgação/ @Caraminholando

Dicas para montar sua mesa junina

  • Encontre um cenário que facilite a montagem: pode ser o aparador da sala, ou mesmo a mesa de jantar que tenha uma parede atrás para colar as bandeirinhas;
  • Faça uma seleção de peças que você vai usar à mesa. Busque bowls e pratos feitos de materiais mais simples, como madeira ou palha. Se não tiver, louça colorida ou vidro mesmo fazem bonito;
  • Plantas: use o verde que você tiver e dê alegria à mesa;
  • Crie uma playlist com as crianças e divirta-se. Chame os amigos e combine um horário para fazerem a festa junina ao mesmo tempo. "Nessa época precisamos nos conectar às pessoas. Mesmo que estejamos distantes é bom ver que estamos conectados, faz bem".