Topo

Mesa junina recebe decoração de bandeirinhas - até no formato dos quitutes

Dos pratos aos pastéis, bandeirinhas ditam a mesa junina de Camila Carvalho - Acervo pessoal
Dos pratos aos pastéis, bandeirinhas ditam a mesa junina de Camila Carvalho Imagem: Acervo pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

20/06/2020 04h00

Neste ano, a saudade de um bom arraiá vai bater à sua porta. Aproveitando o convite de Nossa e a live do "Arraiá do Bell Marques", a maranhense Camila Carvalho resolveu diminuir essa sensação de falta, adaptando uma festa junina à mesa posta. "São João é uma época que faz muita falta aqui. É um período que marcou minha história com meu marido", conta.

A mesa feita para curtir com ele e a mãe dela teve delícias juninas em formato de bandeirinha e um colorido elegante, próprio de suas mesas. No perfil @queridamesinha, ela exibe a criatividade que traz às decorações.

A mesa junina de Camila Carvalho

Aqui, uma base neutra, com sousplat de rattan, recebeu prato junino e pequenos toques que dão o clima. As cores entram nos acessórios: "O guardanapo xadrez, típico de festas juninas, muita gente tem. O porta-guardanapos de chapéu de palha é facilmente encontrado em lojas virtuais. Vale ainda adaptar o que você tiver nos armários, sempre com simplicidade que é a cara de São João".

Dicas de Camila Carvalho para a mesa junina:

  • Abuse dos elementos naturais, como as cestinhas de palha e peças de madeira, pois dão o toque rústico no estilo da festa;
  • Comidas que trazem milho na receita não podem faltar. Aqui, Camila fez mingau em canequinhas de ágata e pão de milho, além de milho cozido;
  • Queijo coalho e pastel foram cortados em formato de bandeirinhas. "Fiz o corte com faca mesmo, assei o queijo na própria sanduicheira e o pastel na Airfryer, bem simples e fácil. Para acompanhar, a geleia de pimenta que tanto gostamos."
  • A pipoca é uma ideia simples, barata é fácil de fazer. "Coloquei em saquinhos com estampa de chita, tecido tradicional junino, mas também teria ficado um charme em saquinhos amarrados com uma fita xadrez."
  • A maçã do amor é um clássico das festas juninas. Mas Camila também ama bolo de chocolate e brigadeiros. Eles dão um charme especial à noite e são tradicionais nos arraiais de São Luís, segundo ela;
  • Repare nas esculturas pequenas de boi bumbá: o artesanato dá o toque decorativo e charmoso à mesa.