Topo

Faça uma mesa junina encantadora usando só o que você tem em casa

Mesa junina festejo nossa - Arquivo pessoal
Mesa junina festejo nossa
Imagem: Arquivo pessoal

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

28/06/2020 04h00

Ah, que falta faz uma boa festa junina, não? Mas nesses tempos ela pode acontecer aí na sua casa, basta caprichar e combinar uma videochamada com a família toda. Manu Fisch, meseira talentosa do Sul do Brasil, é quem criou a mesa de hoje exclusivamente para Nossa.

"A ideia foi fazer um São João em casa com menos pessoas e com o máximo de coisas que temos, adaptando tudo", ela conta.

Entre as boas ideias de Manu está revestir o fundo das bandejas com tecido. Aqui, ela usou a chita, bem colorida, para dar uma cara temática à mesa. "Se você não tem tecidos, coloque o colorido de uma página de revista, por exemplo", indica.

Santos, tecidos e objetos de casa para compor a mesa

Os santos entram em cena em imagens ou impressos em papel, nos porta-retratos que você tiver.

As velas representam a fogueira nesses tempos. Usei flores secas e suculentas que tinha em casa mesmo para decorar"

O segredo é criatividade

O importante é que, segundo Manu, nada do que foi usado era exatamente de São João. "Tudo foi transformado e pode voltar ao normal depois. A ideia é que não precisamos comprar nada, estamos em época de rever o que consumimos. As coisas podem se transformar, basta ter os objetos certos e versáteis", diz ela.

mesa junina - festejo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A ideia é usar a criatividade para dar nova vida aos objetos
Imagem: Arquivo pessoal
mesa junina - festejo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Um pedaço de tecido, um coração recortado e um pau de canela criam o ar junino
Imagem: Arquivo pessoal

Dicas de Manu Fisch para a mesa junina:

  • O bolo de milho ganhou um laçarote com tecido de chita, o que deu um charme especial e o colorido ao cenário.
  • Bandejas que Manu tinha em casa ganharam clima de São João, forradas com chita. Se você não tiver, recorte revistas coloridas e forre para dar cor.
  • Galinhas caipiras de cerâmica, plantinhas suculentas em vaso de barro e plantas: vale procurar em casa tudo o que tenha um sotaque de interior e colocar à mesa. Juntos, esses elementos vão fazer sentido no décor.
  • Quer dar um toque despojado? Deixe a pipoca ou, no caso da Manu, o pinhão, sair um pouquinho do pote, assim você dá naturalidade à festa caseira.
  • Santo Antônio ou São João podem entrar na mesa de várias formas: em imagens ou mesmo impressos e colocados no porta-retratos. Eles dão charme e alma à mesa.
  • Comidinhas podem ganhar um toque divertido com colheres especiais. Vasculhe os armários e encontre também objetos de palha para trazer o toque junino à cena.