PUBLICIDADE
Topo

Decorar a casa na quarentena pode ser perrengue ou uma espécie de terapia

Resolveu redecorar a casa na quarentena? Conheça inspirações e lições para começar - iStockphotos
Resolveu redecorar a casa na quarentena? Conheça inspirações e lições para começar
Imagem: iStockphotos

Gustavo Frank

De Nossa

06/06/2020 04h00

Durante a quarentena, estamos convivendo mais do que nunca com as nossas próprias casas e esse tempo tem despertado o lado criativo de muitas pessoas, que começaram decorar os cômodos, seja com objetos novos ou colocando a mão na massa mesmo.

Conheça histórias de quem teve nota 10 em ideia e execução e outros, que não tiveram tanta sorte.

Experiência no aperto

Apesar a imensa força de vontade, nem sempre a iniciativa dá muito certo e pode tornar-se um inevitável perrengue "quarentener" — com boas lições, se há um lado positivo.

Bruno Balog, por exemplo, resolveu pintar a parede da sua casa nesse período, motivado pela "produtividade obrigatória" de se criar algo.

"Basicamente, deu tudo errado", contou ele ao Nossa. "Foi um inferno, gastei trinta bilhões de sacos de lixo forrando o chão e caía tinta tipo justamente onde não estava forrado".

Parede bruno - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Parede do quarto do Bruno antes da pintura
Imagem: Arquivo Pessoal

Parede bruno - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Registro do meio do processo de pintura do jovem
Imagem: Arquivo Pessoal

Bruno precisou posteriormente chamar um pintor para ajudar a concluir a missão depois de errar as medidas da tinta, água e corante da cor que tinha escolhido.

Bruno Balog - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Bruno Balog
Imagem: Arquivo Pessoal

"O pintor que veio aqui basicamente usou a mesma tinta que eu e terminou o trabalho com mais calma e profissionalismo. Eu tava à beira de um ataque de nervos", relembrou. "Gastei uma graninha, mas foi bom porque eu vi ele usando a tinta e entendi como é o processo, tomei isso como ter pagado por uma aula de experiencia".

E não foram só as paredes que receberam tintas de Bruno, as portas também foram coloridas para dar um toque da cidade de Paraty, como ele mesmo conta.

"Aprendi como que usa a aguarrás! Deu um detalhe errado ou outro, porque quando fui pesquisar tem vários detalhes que ninguém explica direito, mas são mencionados, como lixar, a quantidade camadas, o lixamento entre as camadas".

Porta do Bruno - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Bruno pintou as portas da casa de amarelo
Imagem: Arquivo Pessoal

Porta do Bruno - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Depois de ajuda do pintor, ele pegou a 'manha' para executar
Imagem: Arquivo Pessoal

Reunindo achados para a decoração

Já a experiência de Maria Júlia Guerra foi bem mais tranquila. Como não tinha muitos móveis na casa que divide com duas amigas, a sala de estar acabou virando um depósito: tinha guarda-roupa velho para vender, saco com coisa de mudança, entre outras coisas.

Maria Júlia Guerra - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Maria Júlia Guerra
Imagem: Arquivo Pessoal

"Quando comecei a passar mais tempo em casa, percebi que tava fazendo falta ter um sofá, umas plantinhas, entre outras coisas, porque eu não aguentava mais ficar entre a sala e a cozinha", conta ao Nossa.

Júlia contou com a ajuda de inspirações nas redes sociais e a da mãe, mesmo que a distância, para se inspirar em suas criações com a ajuda de pallets e plantas.

"Fui numa fábrica, peguei alguns pallets, passamos uns dias lixando e envernizando", relembra. "Comprei uns futons e montei um sofá. Depois fui em uma loja comprar uma samambaia e acabei vendo umas caixas de madeira onde vem aquelas plantinhas menores jogadas em um canto. Pedi para vendedora da loja, ela me deu e eu voltei pra casa com um monte de plantinhas e a caixa de madeira pra lixar de novo, envernizar de novo e colocar na parede da sala com umas suculentas".

Sucesso.

Sala de Julia - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Sala de estar da Maria Júlia após as reformas a partir da decoração
Imagem: Arquivo Pessoal

Planos de decoração como aliados

Outra que se deu bem foi Raíssa Rivera, que se mudou durante a quarentena e precisou começar do zero. As ideias sobre decoração, para ela, estão servindo como uma espécie de terapia para ocupar a cabeça durante o período.

Raíssa Rivera - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Raíssa Rivera
Imagem: Arquivo Pessoal

"Nesse período de quarentena, trabalhando de casa, é bom ter a casa para me preocupar", diz. "Uma coisa que está ajudando muito a me ocupar e ter um processo criativo de olhar para os cômodos que ainda estão vazios e pensar o que vai ter em cada cantinho. O que eu quero colocar. Eu estou procurando quadros, escrivaninha, estante. Imaginando o lugar do meu jeito".

Ainda no início para colocar os planos em prática, Raíssa passa horas nas lojas de decoração na internet para poder executá-las posteriormente.

"Eu tento definir um padrão nos móveis que vou comprar para deixar o ambiente mais uniforme e ter um padrão de estilo de decoração", acrescenta. "Além de móveis que ocupam pouco espaço (risos), pois moro numa quitinete. A minha preocupação é imprimir minha personalidade na decoração".

DICAS DE PROFISSIONAL PARA DAR UM TAPA NA CASA NA QUARENTENA

Lilian Santos, que comanda o blog Revestindo a Casa no Instagram, compartilhou algumas dicas sobre como transformar o cantinho durante a quarentena.

"Uma boa alternativa para decorar a casa nesse período é fazer reformas rápidas", opina. "E quando falamos em revestimentos, podemos pensar em produtos que sejam de fácil aplicação, como pisos que dê para instalar sob outro piso evitando quebra quebra, pinturas criativas com uma cor que combine com a sua personalidade e papéis de paredes".

"Hoje vejo que a nossa casa tem um novo significado", acrescenta. "Por ficarmos mais tempo nela, queremos um espaço mais afetivo, com mais elementos da natureza e com uma decoração que tenha nossa personalidade para passarmos esse período da quarentena o mais confortável possível e se sentindo bem dentro da nossa morada", conclui.

Para mergulhar de cabeça nesse mundo, aqui no Nossa você encontra o Tapa na Casa com dicas para renovação e truques do Casal à Obra para a decoração da sua casa.