Topo

Decorar com pallets é alternativa barata e cheia de estilo; veja as dicas

Cômodo decorado no estilo escandinavo com cama, cadeiras e mesas formadas por pallets - Getty Images/iStockphotos
Cômodo decorado no estilo escandinavo com cama, cadeiras e mesas formadas por pallets
Imagem: Getty Images/iStockphotos

Gustavo Frank

De Nossa

05/04/2020 04h00

Os pallets ganharam espaço na decoração da casa. Sua multifuncionalidade e a estética rústica constroem uma identidade única e podem facilitar para quem quiser economizar e ser o responsável pela customização dos próprios móveis.

Ao Nossa, o artista José Victor Oliveira, criador da Oficina Desmanche, onde produz utensílios, mobiliário, decoração e estruturas utilizando diversos materiais, comentou sobre suas diferentes perspectivas para o material, tanto positivas como negativas.

"Os pontos positivos são o custo baixo (às vezes zero) e as peças já estarem pré-processadas. Porém, geralmente eles não estão disponíveis em bom estado", opina. "São peças que estão em estado bruto, ou seja, demandam trabalho para lixar e ficar agradável ao toque, o que geralmente ocasiona farpas nas mãos quando vamos limpá-los. Apesar das desvantagens, a relação custo benefício se mostra interessante para muitas pessoas que querem entrar na onda do faça você mesmo, pois ele é feito de madeira macia, o que facilita o trabalho de corte".

Quais cuidados devo ter com os pallets?

Sala com pallets - Getty Images/iStockphotos - Getty Images/iStockphotos
Sofás e mesas de centro para a sala de estar com pallets criam contraste entre o sofisticado e rústico
Imagem: Getty Images/iStockphotos

Se o produto for reaproveitado, é importante que, em primeiro lugar, procure pelo material em seu melhor estado possível. Depois disso, a estilização fica a livre escolha, como colorir com tintas, por exemplo.

"Para área externa, assim como qualquer móvel ou objeto, é indicado o uso de algum tipo de selador (verniz, resina, stein ou cetol). Isso vai variar de acordo com o seu orçamento também, pois os seladores oferecem proteção variada de anos e resultados", pontua.

"Caso seja algum objeto de decoração onde se queira manter a aparência rústica, os cuidados são reduzidos. Caso a peça fique exposta ao tempo, procure utilizar algum tipo de selador indicado para a exposição a sol e umidade. Para a área interna, algum óleo ou cera conferem um acabamento interessante também", completa o especialista.

O que posso construir a partir do pallet?

Jardim com pallets - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Para a área do jardim, os pallets podem ser a base para a criação de um jardim vertical
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Basicamente, qualquer tipo de móvel pode ser criado com os estrados de madeira, pois trata-se de uma matéria-prima capaz de várias transformações.

"Tudo é possível de se fazer quando a madeira é a matéria-prima. Eu mesmo já fiz quadros, porta-chaves, brinquedos, gabaritos para oficina, bancadas de trabalho, estrado de cama, base de sofá. Acredite, você pode fazer tudo com um pallet", aconselha.

Como cortar os pallets?

Home office com pallets - Getty Images/iStockphotos - Getty Images/iStockphotos
Cômodo para uso de home office pode ter pallets desde a cadeira até a mesa de trabalho
Imagem: Getty Images/iStockphotos

Para quem quiser produzir a própria arte, cortar a madeira pode ser trabalhoso. José Victor recomenda a manutenção com ferramentas elétricas, reforçando a necessidade de limpar os pallets e desmontá-los por completo.

"Corte o pallet com uma ferramenta elétrica, como uma serra tico-tico ou serra circular, sendo preciso muita atenção porque pode ser perigoso", ressalta. "É imprescindível também verificar se não há nenhum elemento metálico na projeção do seu corte para evitar acidentes. Se você não tiver ferramentas elétricas disponíveis, separe um bom tempo e um local adequado para desmontar e cortar".

Estrutura segura?

Cama de pallets - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Quartos modernos têm os pallets como uma opção, tanto para a cama como para pequenas estantes
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Por ser um objeto que muitas vezes é reutilizado, muitas pessoas podem se perguntar se os pallets, de fato, são seguros para criar uma estrutura para sofás e camas.

"Eles atendem bem ao propósito de suportar cargas, mas ao desmontar e montar outra peça a coisa pode mudar. Caso você não fixe bem as peças, não faça encaixes adequados ou utilize pregos ao invés de parafusos, o seu móvel ou projeto pode vir a desmontar ou mesmo se quebrar", aconselha. "Na dúvida, é melhor errar para mais do que para menos. Reforce bem seu móvel e a sua experiência e prática irá determinar o quão bom aquele seu projeto virá a ser".