PUBLICIDADE
Topo

Batata frita perfeita: saiba truques infalíveis para não errar no petisco

Batata frita é um petisco clássico, mas tem seus segredos - iStock
Batata frita é um petisco clássico, mas tem seus segredos Imagem: iStock

De Nossa

22/05/2020 09h54

Batata frita é um hit para quem gosta de comer, seja sozinha ou acompanhada. Fazer esse prato de sucesso, porém, tem seus truques.

Luis Eduardo Isoldi, proprietário do restaurante Maneco (São Paulo), compartilha algumas boas dicas para deixar sua batata frita perfeita.

Qual o tipo de batata ideal?

Batata Asterix - Leonardo Soares/UOL
Batata Asterix
Imagem: Leonardo Soares/UOL

Escolha batatas Asterix, aquela com a casca rosada. Ela tem mais amido do que água, o que deixa ela mais crocante e sequinha.

Antes de fritar

Corte as batatas em palito e deixe em água gelada por 10 minutos. Elas precisam estar bem frias ao entrarem no óleo — esse choque térmico também ajuda. E não esqueça de enxugar bem os palitos antes de fritar.

Mãos à obra

A frigideira ideal é uma anti-aderente funda e os óleos vegetais são melhores para fritar batata (girassol ou canola, mas pode-se azeite, óleo de coco e óleo de palma).

Coloque bastante óleo na panela, o suficiente para que cubra completamente todas as batatinhas. Para saber quando o óleo está pronto e bem quente, coloque um palito de fósforo na panela antes de ir ao fogo. Quando o palito acender, o óleo está pronto para fritar as batatinhas.

Não encha a panela com os palitos — isso fará com que o óleo esfrie e a batata encharque. Sempre opte por pequenas quantidades e aos poucos.

Frite por cerca de 3 minutos, retire da panela e deixe de molho na água em temperatura ambiente por uns 30 segundos para interromper a fritura e cozinhar. Seque as batatas e coloque novamente na panela com óleo e frite até ficarem douradas.

iStock
Imagem: iStock

Seque o excesso de óleo no papel toalha para que elas não encharquem.