Topo

Teatro La Scala: explore um dos teatros mais antigos do mundo na Itália

Teatro La Scala, localizado no coração de Milão, na Itália - Reprodução
Teatro La Scala, localizado no coração de Milão, na Itália
Imagem: Reprodução

Gustavo Frank

De Nossa

08/05/2020 09h56

O Google Arts & Culture disponibilizou uma viagem virtual ao Teatro La Scala, que foi sede para concertos de opera e lar para os grandes compositores italianos: Rossini, Bellini, Donizetti, Verdi e Puccini.

A iniciativa tem como intuito levar uma viagem digital durante a quarentena. O teatro está localizado no coração de Milão e tem uma imensa herança que remonta à sua fundação e engloba arte, arquitetura, moda e história até os dias de hoje com performances e atividades contemporâneas, da educação à presença digital.

Após as restrições do COVID 19 na Itália, o Teatro La Scala foi fechado, assim como outras instituições culturais do país.

Todo o ambiente do La Scala foi digitalizado, permitindo que o usuário explore o palco principal e os bastidores por meio do uso do Street View.

Por meio do Google Arts & Culture é possível conhecer os os locais em que os artesãos criam figurinos e adereços, confira documentos, esboços, partituras e fique impressionado com os detalhes de peças de ópera icônicas capturadas com o Art Camera.

O projeto está disponível em inglês e italiano. Outros idiomas estão disponíveis por meio da "guia Traduzir" integrada no Google Arts & Culture.

"Ópera desconstruída"

A "Operantine" é uma performance de vídeo que celebra simbolicamente como a música pode nos conectar graças à tecnologia enquanto estamos separados para prevenir o contágio do coronavírus.

Ao lado de 92 artistas (6 solistas, 26 choristas, 60 músicos), entre os mais talentosos músicos e cantores de ópera de La Scala. Os artistas tocam uma faixa do final "Atto I Plebe! Patrizi! Popolo!", gravado ao vivo em suas casas por toda a Europa em quarentena.

A trilha tem um significado bastante simbólico: o protagonista invoca a união de todos os italianos diante das dificuldades.