Topo

Tours em vídeo e até missa virtual permitem "visitar" Terra Santa

Jerusalém  - Getty Images/iStockphoto
Jerusalém
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Nossa

09/04/2020 10h57

Sob a pandemia do coronavírus, três religiões devem mudar radicalmente seus ritos de fé em datas importantes: nesse fim de semana, os cristãos comemoram a Páscoa e, a partir da noite desta quarta (8) até a próxima quinta (16), os judeus celebram o Pessach. No fim de abril, o islamismo celebra o Ramadã.

Sob esse cenário, Israel, que abriga Jerusalém - cidade sagrada para essas três religiões - oferece algumas alternativas para que o isolamento social, quarentena e mesmo o lockdown local não prejudique as manifestações religiosas de todos.

Visita virtual à Terra Santa

Imersão virtual no Museu da Torre de David - Divulgação - Divulgação
Imersão virtual no Museu da Torre de David
Imagem: Divulgação

Um dos destaques é a atração imersiva no Museu da Torre de David. Por conta do coronavírus, a abertura da The Holy City Experience foi adiada, mas as gravações serão disponibilizadas online como um filme imersivo.

Entre 9 e 24 de abril (primeiro dia do Pessach, passando pelo domingo de Páscoa e até o primeiro dia do Ramadã), pessoas do mundo todo podem aproveitar gratuitamente a experiência de estar na Cidade Velha de Jerusalém pelo site do Museu da Torre de David.

Assista ao trailer da experiência.

Missas católicas online

As liturgias na Igreja do Santo Sepulcro, fechada desde 23 de março, foram reduzidas ao mínimo, mas algumas celebrações serão transmitidas online pelo Christian Media Center. A programação completa da Semana Santa está disponível no Christian Information Center.

Haverá também "oração digital", que permitirá que os fiéis que falam francês rezem com os cristãos da Terra Santa. Há também alguns grupos de oração em português.