Topo

Látex rompe com universo do fetiche para criar uma nova identidade na moda

A modelo Georgie Frost posando com vestido de látex criado por Atsuko Kudo - Gareth Cattermole/Getty Images
A modelo Georgie Frost posando com vestido de látex criado por Atsuko Kudo Imagem: Gareth Cattermole/Getty Images

Gustavo Frank

De Nossa

16/04/2020 04h00

O látex, por muito tempo, foi o material que compôs o visual fetichista, incorporado por dominatrix e suas "ferramentas de prazer" no universo BDSM.

Hoje, cativando espaço fora dessa bolha, o produto ganha destaque como uma versão ainda mais ousada do couro e já conquistou nomes como Kim Kardashian, Beyoncé, Lady Gaga, Taylor Swift, Bella Hadid, entre outras personalidades.

A cantora Beyoncé no Met Gala 2016 com vestido de látex da Givenchy - Getty Images - Getty Images
A cantora Beyoncé no Met Gala 2016 com vestido de látex da Givenchy
Imagem: Getty Images

Bella Hadid em evento após o Met Gala com um vestido em látex preto - Getty Images - Getty Images
Bella Hadid em evento após o Met Gala com um vestido em látex preto
Imagem: Getty Images

Uma das responsáveis por essa nova proporção é a designer japonesa Atsuko Kudo, que destaca a origem vegetal do látex como um dos seus pontos positivos que nadam junto ao futuro sustentável da moda.

Nas palavras de Kudo, sempre que questionada sobre o porquê da utilização do material, "o látex diz: essa sou eu, eu faço o que quero, abraço quem sou e aprecio a mim mesma".

Sucesso nas passarelas

A "perversão" do látex atualmente surge como tendência e, como foi apresentado há poucos meses, se consagrou na temporada de inverno nas passarelas de Paris. Balmain, Saint Laurent e Balenciaga foram algumas das grifes a apostarem suas fichas nesse novo cenário.

Desfile da coleção de outono/inverno da Saint Laurent na Semana de Moda de Paris - Stephane Cardinale/Getty Images - Stephane Cardinale/Getty Images
Desfile da coleção de outono/inverno da Saint Laurent na Semana de Moda de Paris
Imagem: Stephane Cardinale/Getty Images

Desfile da coleção da Balmain em colaboração com Atsuko Kudo - Getty Images - Getty Images
Desfile da coleção da Balmain em colaboração com Atsuko Kudo
Imagem: Getty Images

Papel social

Violet Chachki - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A drag queen Violet Chachki com look de látex em campanha fotográfica
Imagem: Reprodução/Instagram

Como aponta a diretora do Museu do Fashion Institute of Technology e historiadora de moda Valerie Steel no livro "Fetiche: Moda, Sexo e Poder", os fetiches por trás das roupas de látex permitem que seus usuários, sejam eles homens ou mulheres, gays ou heterossexuais, usem essas roupas para expressar suas identidades sociais e sexuais — reafirmando o papel da moda como ferramenta de auto expressão.

Modelagem complexa

Em entrevista ao Nossa, a estilista Fernanda Albuquerque reforça que o látex é um material difícil de se costurar, assim como para vestir: "É preciso ter cuidado não só com as proporções, como também com as junções".

"Além disso, na hora de vestir, é necessário usar algum produto que facilite seu ajustamento ao corpo, como talco ou até mesmo lubrificante, se o produto for muito ajustado ao corpo", acrescenta. "Embora as pessoas hoje em dia estejam mais acostumadas a usar esse material em calçados e bolsas, aos poucos saias, calças e jaquetas de látex começam a cair no gosto popular".