Topo

OMS afirma que certificado de vacinação não deve ser condição para viagens

Organização defende que certificado pode ser utilizado apenas em determinados contextos - Getty Images
Organização defende que certificado pode ser utilizado apenas em determinados contextos Imagem: Getty Images

29/08/2021 09h40

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta sexta-feira considerar que o certificado de vacinação não deve ser um requisito para viajar e que tal norma deve ser estabelecida de acordo com a situação de cada país em relação à pandemia e em função do risco de contaminação envolvido.

Ao atualizar suas recomendações de viagens, a organização apontou que as informações pessoais sobre a vacinação contra a covid-19 podem servir para reduzir o período de quarentena ou a necessidade de se submeter a um ou mais testes de diagnóstico na chegada a um país.

Segundo a OMS, o certificado de vacinação digital pode ser utilizado da mesma forma que um documento em papel e — apenas em determinados contextos — servir para facilitar viagens internacionais, como o certificado de vacinação contra febre amarela.

Vários países exigem isso como condição de entrada em seu território.

A Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata, na sigla em inglês) já havia se posicionado sobre este assunto e disse apoiar que o certificado digital da União Europeia se torne a referência mundial para os certificados digitais de vacinação.

"O certificado digital covid da Europa foi acessível em tempo recorde e ajudou os países a retomar as viagens", disse a entidade, que representa mais de 260 companhias aéreas em todo o mundo.