Topo

Toscana fará testes anti-Covid gratuitos em portos e estações

Povoado de San Giovanni d"Asso, na Toscana - Vignaccia76/WikiCommons
Povoado de San Giovanni d'Asso, na Toscana Imagem: Vignaccia76/WikiCommons

24/08/2020 17h51

O governo da Toscana anunciou hoje (24) que disponibilizará testes gratuitos para diagnosticar o novo coronavírus (Sars-CoV-2) em todos os portos e estações da região, a partir da próxima quarta-feira (26).

Os exames poderão ser feitos em todos os viajantes que chegarem ou partirem da Toscana, residentes ou não. A campanha terá início nos portos de Livorno e Piombino e, em seguida, será estendida às estações ferroviárias de Florença, Pisa, Arezzo, Viareggio e Grosseto.

A medida está descrita no decreto do governador da região, Enrico Rossi, que será assinado amanhã (25). Segundo o texto, as autoridades de saúde instalarão quiosques para "drive-thru" e "walk thru" nos portos e estações indicadas.

A região explica ainda que as pessoas que forem submetidas aos testes devem cumprir as condutas previstas para o isolamento, ou seja, ficar em casa até o resultado do exame ficar pronto, o que ocorre entre as 24 e 36 horas seguintes.

Em caso de teste negativo, nenhuma medida restritiva será adotada. No entanto, se houver contaminação, a pessoa será encaminhada para o departamento de prevenção da autoridade sanitária local para o procedimento de quarentena e vigilância.

Para evitar longas esperas nos portos e estações, apenas os viajantes que residem na Toscana poderão reservar o exame dentro do período de 24 horas após a chegada no território. cadastro poderá ser feito pelo site oficial: http://viaggiasicuro.sanita.toscana.it , somente a partir de amanhã, às 20h (horário local).