Topo

Ovos beneditinos no pão nuvem

Divulgação
Imagem: Divulgação

60 min

6 porções

Difícil

Ingredientes

  • 11 ovos
  • 1 colher(es) de chá de fermento químico em pó
  • 2 colher(es) de sopa de cream cheese
  • 1 litro(s) de água
  • 200 mililitro (ml) de vinagre de maçã (ou qualquer outro vinagre claro)
  • 250 grama(s) de manteiga
  • Suco de 1 limão-siciliano
  • 1 colher(es) de chá de sal pimenta-do-reino branca a gosto
  • 6 fatia(s) de presunto cru

Modo de preparo

Pão nuvem: Preaqueça o forno a 150 °C. Bata as claras em neve com o fermento em pó, até formar picos firmes. Em outra tigela, bata com a ajuda de um garfo duas gemas com o cream cheese, até obter um líquido homogêneo. Com uma espátula, incorpore delicadamente esse líquido às claras em neve, até que tudo fique bem misturado. Em uma fôrma forrada com papel-manteiga, coloque colheradas dessa mistura distantes a, pelo menos, 3 centímetros umas das outras. Com as costas da colher, achate delicadamente a massa, formando disquinhos. Leve ao forno e asse por 20 minutos. Reserve.

Ovos poché: Em uma panela média, coloque a água, o vinagre e mexa bem. Leve ao fogo alto e deixe a mistura ferver. Em uma tigela pequena, abra um ovo, com cuidado para não estourar a gema. Quando a água ferver, diminua o fogo e aguarde as bolhas da fervura diminuírem, até quase cessarem. Pegue uma colher ou um batedor de arame (fouet), mexa bem a água em movimentos circulares, até formar um redemoinho. Coloque delicadamente o ovo no centro desse redemoinho e não mexa mais. Deixe cozinhar por 4 minutos. Em uma outra tigela, junte água gelada e gelo. Reserve. Retire o ovo da panela e ponha na tigela com água e gelo. Na hora de servir, é só colocar rapidamente em água morna e temperar com sal e pimenta-do-reino. Faça todos os passos separadamente com cada ovo que será servido.

Molho hollandaise: Derreta a manteiga e reserve. Em uma panela média, coloque metade do suco de limão e a água. Acrescente o sal, a pimenta e as gemas e leve ao fogo baixo/médio, em banho-maria, mexendo sem parar com um fouet, por 3 minutos. Retire do fogo e acrescente a manteiga, em fio, pouco a pouco, sem parar de mexer, até obter um molho com estrutura similar à de uma maionese. Adicione o restante do suco de limão e sirva imediatamente ou mantenha em banho-maria, em fogo muito baixo, para não cozinhar os ovos e talhar.

*Montagem: Coloque sobre o prato de servir: 1 pão nuvem, 1 fatia de presunto cru sobre ele e, por cima, o ovo poché. Finalize regando com o molho hollandaise. Sirva imediatamente.

*Dica: Para que os ovos pochés fiquem no ponto certo, é importante que os ovos estejam bem frescos. Evite usar os que estão há muito tempo na geladeira.

Receita da Masterchef Izabel Alvares