Topo

Rafael Tonon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Atual 'Meca da pizza' teve sua realidade transformada após série na Netflix

Margherita Sbagliata: a pizza que mudou a vida da pequena Caiazzo, na Itália - Reprodução/Instagram
Margherita Sbagliata: a pizza que mudou a vida da pequena Caiazzo, na Itália Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista de Nossa

14/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A fila que se forma na estreita viela de Vicolo S. Giovanni Battista, no Centro de Caiazzo, é um indício de que algo fora do comum acontece por ali.

As maiores aglomerações na diminuta cidade da Campânia costumam se restringir às saídas da missa da Igreja de Maria Assunta ou à praça principal da cidade aos finais de semana à tarde.

É raro que mulheres de salto e homens de blazers ao lado de grupos de amigos de camiseta e boné se espremam nos degraus de um beco de paralelepípedo embaixo de um sol de 28 graus centígrados de um domingo de maio.

Os locais, no entanto, já se acostumaram com o burburinho. São pessoas vindas de distintas partes do mundo. Muitos passam horas em aviões para estar ali: Estados Unidos, Brasil, Malásia, Alemanha e Canadá — como atesta a lista de reservas daquele dia.

Chegar a Caiazzo ainda leva uma hora de carro a partir do Centro de Nápoles, por uma estrada majoritariamente de mão única. Mas para comer uma das melhores pizzas do mundo, parece um esforço justificável para muitos.

Queridinha local

Vicolo S. Giovanni Battista, em Caiazzo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Vicolo S. Giovanni Battista, em Caiazzo
Imagem: Reprodução/Instagram
Franco Pepe e sua equipe - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Franco Pepe e sua equipe
Imagem: Reprodução/Instagram

Desde que inaugurou em 2012 a Pepe in Grani, sua pizzaria em uma charmosa antiga mansão do século 18, uma horda de clientes tem feito fila para provar as criações do pizzaiolo Franco Pepe, considerado um dos melhores do mundo.

Predominantemente visitantes da região, alguns de outras partes da Itália. Porém a pizzaria se transformou em um espaço de peregrinação internacional desde que Pepe protagonizou um dos episódios da série "Chef's Table", da Netflix.

Ele já era famoso quando a temporada focada em pizza da série criada pelo canal de streaming foi ao ar: colecionava prêmios, era chamado para eventos internacionais.

Mas a repercussão em milhares de telas pelo mundo mudou tudo. Para ele, claro; para a Pepe in Grani, também. Mas especialmente para a tranquila Caiazzo, com cerca de 4 mil habitantes.

Sucesso global

Franco Pepe no "Chef's Table" (Netflix) - Divulgação - Divulgação
Franco Pepe no "Chef's Table" (Netflix)
Imagem: Divulgação

Um capítulo de série em uma plataforma global nos dias de hoje tem repercussões colossais — e séries como "White Lotus" estão aí para mostrar a obsessão que elas podem criar com destinos e modismos.

Em uma cidade com poucos atrativos turísticos, um episódio de uma série pode ser tão impactante quanto receber uma nova sede do Guggenheim, um monumento criado por um artista de renome internacional.

Não é exagero: no último ano, Caiazzo mais que triplicou a oferta de hospedagens, com novos alojamentos a partir da fraquíssima oferta de pousadas que havia na cidade.

Franco Pepe no "Chef's Table" (Netflix) - Divulgação - Divulgação
Franco Pepe no "Chef's Table" (Netflix)
Imagem: Divulgação

Cafés e restaurantes estenderam seus horários de aberturas, novos comércios abriram, empresas passaram a investir em turismo local.

Uma delas é a Viatoribus, uma agência de viagem conhecida por levar turistas principalmente por trilhas e visitas aos parques naturais da região, como o Matese.

"Rota da pizza"

A famosa pizza de Franco Pepe no "Chef's Table" (Netflix) - Divulgação - Divulgação
A famosa pizza de Franco Pepe no "Chef's Table" (Netflix)
Imagem: Divulgação

Mas desde que Pepe colocou Caiazzo no mapa da gastronomia mundial, decidiram criar uma rota chamada de Pizza Hub, ou uma "viagem de descoberta pelo território, inspirada na pizza de Franco Pepe", como diz o postal que eles espalharam pelas padarias e comércios da cidade.

Em uma van, é possível visitar produtores locais de mozzarela, como a Il Casolare, um dos mais premiados, conhecer plantações de pomodoro riccio, uma variedade de tomate local, ou ver os olivais de Caiazzana.

Todos eles são produtos que cobrem as pizzas criadas por Franco Pepe, terceira geração da família, que aprendeu com o avô, e depois com o pai, a abrir a massa, medir com a mão a temperatura do forno a lenha, conhecer o tempo exato em que a massa redonda assa por inteiro.

Mas Pepe chamou a atenção da Netflix por conta do trabalho inovador que tem feito com as pizzas: ao invés de seguir uma escola mais napolitana (poucas opções de coberturas, foco nas receitas tradicionais), ele ousou a fazer versões mais gastronômicas das pizzas.

Franco Pepe no "Chef's Table" (Netflix) - Divulgação - Divulgação
Franco Pepe no "Chef's Table" (Netflix)
Imagem: Divulgação

Uma de suas receitas autorais é a Margherita Sbagliata, em que os ingredientes tradicionais estão ali (tomate, mozzarella, manjericão), mas apresentados de uma forma muito mais moderna, transformados em pequenos riscos de pasta alinhados sobre o disco de pizza a criar um desenho totalmente inovador.

Ou no uso de damasco da região da Campânia para criar pizzas doces, ou ao fritar bolas de massa recheadas com queijo e finalizadas com pó de azeitonas.

É um pizzaiolo arrojado, mas sem tirar os pés das raízes que definiram a sua cultura.

A "Meca da pizza"

Tanto que, desde que a temporada da Netflix foi ao ar, no ano passado, a própria paisagem local tem se transformado aos poucos.

Caiazzo, na Itália - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Caiazzo, na Itália
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Com o apoio (e a demanda) de Pepe, novos agricultores voltaram ao campo, reconquistando terras antes controladas pela Camorra, a máfia local, por exemplo. Uma transformação social importante.

Moradores locais reformaram apartamentos para lucrar com o fluxo de turistas e até as queijarias locais, como outros restaurantes da cidade, relatam receber muitos mais visitantes.

De uma temporada à outra de "Chef's Table", Caiazzo se transformou de repente em uma Meca da pizza, uma Jerusalém da mais popular receita do mundo.

Os fiéis já lotam o "santuário" criado por Franco Pepe. E a população local diz amém.