Histórias do Mar

Histórias do Mar

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Brasileira cai no mar e morre durante cruzeiro do Brasil para a Europa

Uma brasileira com cerca de 70 anos de idade caiu no mar e morreu, durante um cruzeiro ainda em curso do Brasil para a Europa.

A queda ocorreu no final da tarde deste domingo, no porto de Casablanca, no Marrocos, onde o navio o MSC Grandiosa havia feito uma escala.

O navio ainda estava atracado no porto a cidade, prestes a seguir viagem para Málaga, na Espanha, quando ocorreu a queda, o que facilitou o resgate do corpo, minutos depois.

A tripulação do navio, que viaja com mais de 3.000 passageiros, a grande maioria brasileiros, está proibida de dar qualquer informação sobre o caso, mas sabe-se que a vítima — cujo nome não foi revelado — ocupava uma cabine no 13º andar, na companhia de outra mulher.

Segundo passageiros do navio, a segunda pessoa na cabine seria a cuidadora a vítima, que, no entanto, não estaria no quarto no instante da queda.

Homem ao Mar

Seguindo os protocolos internacionais, a queda — identificada pela sigla "MOB" ("Men Over Board", ou "Homem ao Mar", como é costumeiramente traduzida pelos marinheiros brasileiros), foi anunciada imediatamente pelo sistema de som interno do navio, que tem capacidade para 6.000 passageiros e mais de 2.000 tripulantes, e gerou correria entre os passageiros e funcionários do navio.

Após o lançamento de uma boia ao mar, que não chegou a ser usada pela vítima, um barco foi baixado até a água, para resgatar a vítima.

O bote de resgate do MSC Grandiosa
O bote de resgate do MSC Grandiosa Imagem: Jorge de Souza/UOL
Continua após a publicidade

Mas já era tarde e apenas o seu corpo foi resgatado, o que, muito provavelmente, só foi possível porque o navio ainda estava parado no porto marroquino.

A queda aconteceu a partir da varanda da cabine, de uma altura de aproximadamente 30 metros de altura e, muito possivelmente, foi responsável pela morte da brasileira, antes mesmo do afogamento.

Ao ser recolhido, o corpo da brasileira foi colocado na lateral da embarcação e, sob o olhar perplexo de muitos passageiros, que acompanharam todo o resgate da amurada do navio, levado para o interior do MSC Grandiosa, onde permaneceu até o meio da noite.

Só após a chegada de investigadores da polícia marroquina, que interrogaram rapidamente a acompanhante da vítima, bem como funcionários do navio que haviam tido contato com ela, o corpo foi desembarcado, por volta das 23 horas — quatro após a queda —, para o navio poder seguir viagem.

A polícia marroquina está investigando o caso e averiguando se a queda foi intencional ou um acidente.

O MSC Grandiosa está retornando à Europa, após o final da temporada de cruzeiros no Brasil, em um longo cruzeiro de mais de 20 noites, entre o porto de Santos e Livorno, na ltália, onde chegará no próximo domingo.

Continua após a publicidade

Consultada, a tripulação do MSC Grandiosa informou que não comenta esse tipo de caso. Em nota oficial, a empresa disse:

Todos nós da MSC Cruzeiros, estamos tristes e cooperando totalmente com as autoridades, enquanto elas realizam suas investigações. Por respeito à privacidade da família e dos amigos, não divulgaremos informações adicionais

Queda fatal

A queda de uma pessoa no mar a partir dos grandes (e cada vez mais altos) navios de cruzeiro, como é o caso do MSC Grandiosa, que tem a altura de um prédio de 22 andares, é considerada praticamente fatal, pelo próprio impacto do corpo no mar.

De acordo com estatísticas, em média, apenas uma em cada quatro vítimas sobrevive. E quando a queda acontece com o navio em movimento, as chances de o corpo ser encontrado e resgatado são praticamente nulas — clique aqui para saber por quê.

Procure ajuda

Caso você tenha pensamentos suicidas ou alguém próximo, procure ou indique ajuda especializada como o CVV (www.cvv.org.br) e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por email, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes