Topo

Boteclando

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Boteco japonês: 13 izakayas para conhecer em São Paulo (e não pedir sushi)

Fachada do restaurante Kintaro, no bairro da Liberdade - Newton Santos
Fachada do restaurante Kintaro, no bairro da Liberdade Imagem: Newton Santos

Colunista do UOL

26/11/2022 04h00

Saquê, cerveja, soju (ou shochu, se você é fluente em coreano), karaokê, bardana, kimchi e barriga de porco. Esses são itens que invariavelmente encontramos nos izakayas, os botecos ao estilo japonês, cuja gastronomia se baseia em receitas quentes e também fermentadas mas que não serve sushi nem sashimi.

Quer dizer, em São Paulo, ao contrário dos izakayas do tradicionalíssimo e boêmio bairro de Shibuya, em Tóquio, a gente até consegue encontrar esses itens em alguns endereços — seria uma heresia?

O termo japonês izakaya, aliás, é composto por três kanjis (símbolos gráficos) que significam, na ordem, "ficar-beber-lugar". É por isso que o blog preparou uma lista com alguns izakyas paulistanos. Confira:

Donchan
@izakayadonchan

izakaya donchan - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Imagem: Reprodução Instagram

É a segunda casa da família Higuchi. Tal qual no endereço original (Kintaro), o kimchi é ótima pedida, assim como a costelinha com missô e o lombo com gengibre (lombo frio fatiado com gengibre, cebola e molho de gergelim. Até meia-noite é possível cantar no karaokê.

Vai lá: Rua Batataes, 380 A, Jardim Paulista.

Imai Izakaya
@imai_izakaya

Imai Izakaya - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A casa localizada no bairro da Saúde é comandada por Ronaldo Imai. Além dos tradicionais pratos quentes e substanciosos dos botecos japoneses, o menu ainda conta com releituras modernas como o fish sando e um balcão de sushi, onde Imai prepara iguarias como ostra, uni e peixes frescos do dia. Para a happy hour, bochecha de salmão grelhada no sal.

Vai lá: Rua Hipócrates, 139, Jardim da Saúde.

Issa
@izakayaissa

izakaya issa - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Imagem: Reprodução Instagram

Pode não ter sido o primeiro, mas eu considero este aqui como "a mãe" de todos os izakayas paulistanos. Foi o primeiro que conheci, lá por 2005 ou 2006, se não me engano. No comando do bar está dona Margarida Haraguchi, que não só zela pela temperatura da cerveja como serve uma das pequenas maravilhas da gastronomia paulistana: o takoyaki (bolinho de polvo coberto com molho tonkatsu, salpicado com algas verdes e lâminas muito finas de pele de bonito (peixe).

Vai lá: Rua Barão de Iguape, 89, Liberdade.

Kinboshi
@kinboshikaraoke

Kinboshi izakya - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Comandado por Fernando Kuroda (ex-Bueno), a casa no bairro do Paraíso é meio que um bar secreto. É necessário tocar a campainha para revelar o restaurante que também conta com salas de karaokê. No menu, receitas apuradas como mabo nasu (berinjela frita) e gyutan (língua de boi grelhada) dividem espaço com o bibimbap (arroz com verduras, legumes, ovo e carne servidos numa panela de pedra muito quente).

Vai lá: Rua Coronel Oscar porto, 319, Paraíso.

Kintaro
@izakaya_kintaro

Izakaya Kintaro na Liberdade, São Paulo. - Felipe Gabriel/FolhaPress - Felipe Gabriel/FolhaPress
Imagem: Felipe Gabriel/FolhaPress

Inaugurado em 1993, é um dos izakayas mais longevos da cidade. No comando estão Dona Líria, a matriarca, e seus filhos Yoshi e Taka, lutadores de sumô. É preciso chegar cedo para conseguir comer a coxinha feita por Líria ou o risco de sair de mãos abanando é grande. E vale provar a barriga de porco picante (fatiada com cebola, alho, cebolinha e pimenta).

Vai lá: Rua Tomás Gonzaga, 57 Liberdade.

Koya88
@koya88

Koya88 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Comandado pelo badalado Thiago Maeda e seu xará Thiago Pereira, esse talvez seja o izakaya mais hipster (eles ainda existem?) da cidade. Fica na divisa da Vila Buarque com Santa Cecília e tem uma carta de coquetéis autorais que inclui ingredientes japoneses como umê e shissô. Da cozinha, saem petiscos como o guioza de porco, camarão, kimchi e alho negro ou o bom sanduíche de bochecha de porco.

Vai lá: Rua Jesuíno Pascoal, 21, Santa Cecília.

Matsu
@izakayamatsu

izakaya matsu - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Imagem: Reprodução Instagram

Do tempurá ao kaaraguê (o frango à passarinho), as frituras são das melhores coisas a se comer neste outrora discreto izakaya. O tempo e o certo estrelato não lhe fizeram mal. Ao contário, segue sendo um dos izakayas mais confiáveis de São Paulo, com direito a ambientação típica.

Vai lá: Avenida Pedroso de Morais, 403, Pinheiros.

Nombe
@nombeizakaya

O diminuto bar na região da Berrini tem um menu que conta com porções e kushiyakis (espetinhos na grelha), além de saquê, sochu e cerveja. Entre os espetinhos, aliás, vale pedir o de shimeji enrolado no bacon. O cogumelo, aliás, vem direto de Mogi das Cruzes.
Vai lá: Rua Quintana, 773, Brooklin.

Omoide Sakaba
@omoide.sakaba

Karaage (frango frito), buta no missô (barriga de porco) e kimpira gobo (raiz de bardana) são destaques do menu dessa casa com fachada discreta, com balcão de madeira e mesas na calçada. Da grelha, é possível pedir espetinhos no sal ou no molho tarê.
Vai lá: Rua Luís Góis, 1574, Mirandópolis.

Quito Quito
@quitoquito_izakaya

Quito quito - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Nascida no arquipélago de Ogasawara, a chef Kaori Muranaka trabalhou em bares de tapas no Japão antes de vir para o Brasil. Na casa do Jardim Paulista, os pratos mudam todos os dias, de acordo com a criatividade da chef — que passeia por receitas japonesas, coreanas e europeias, como a sardinha marinada.

O menu é escrito diariamente na lousa e postado no instagram da chef (@kaorimambo), com itens como o kaaraguê de linguado.

Vai lá: Alameda Campinas, 1179, Jardim Paulista.

Yoshi Izakaya
@yoshiizakaya

Yoshi Izakaya - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O bar localizado no bairro da Vila Sônia tem à frente o chef proprietário Osvaldo Ishiro Yoshimura Junior, o Junior. Serve sushi, sim, e também receitas como o cupim com molho de missô e saquê ou o ebiten spice (tempurá de camarão com molho picante).

Vai lá: Rua Doutor Sílvio Dante Bertacchi, 291, Vila Sônia.

Yorimichi
@yorimichi_izakaya

Yorimichi - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Tem uma boa carta de uísques e destilados japoneses. Para acompanhar, basta escolher alguma opção entre a vasta variedade de espetinhos feitos na brasa, além de opções fritas, como o tempurá de milho, e frias, caso do yukkhoe.

Vai lá: Rua Otavio Nébias, 203, Paraíso.

Bar do Luiz Nozoie
@bardoluiznozoie

Não é um izakaya, mas não dá para escrever uma lista de botecos ao estilo japonês em São Paulo sem mencionar este que é um dos grandes botecos da cidade. Não à toa, completou 60 anos em 2022, ano em que, por assim dizer, foi descoberto por foodies que, nas noites de segunda-feira, sobretudo, lotam o salão. Jiló, rissole de camarão, espetinho de peixe, rã à milanesa, peça o que quiser. E brinde com uma cerveja recém-saída da velha máquina de fazer sorvete.

Vai lá: Avenida do Cursino, 1210, Bosque da Saúde.