Topo

Mauro Cezar Pereira: "Felipe Melo na zaga é uma roubada para ele"

Siga o UOL Esporte no

Do UOL

Em São Paulo

20/01/2020 15h14

Desde sua chegada ao Palmeiras, o técnico Vanderlei Luxemburgo apontou entre as principais mudanças no time a escalação de Felipe Melo como zagueiro, experiência que foi testada na Flórida Cup, onde o clube foi campeão, mas sofreu seu único gol no torneio amistoso justamente em uma falha do dono da camisa 30.

No primeiro bloco do podcast Posse de Bola #16 "Palmeiras inicial está mais distante que o Corinthians", os jornalistas debateram o teste de Luxemburgo, com Juca Kfouri considerando uma "última chance" dada pelo técnico a Melo, enquanto Mauro Cezar Pereira analisou que a mudança prejudica o jogador.

"Entrando no campo do mero 'achismo', eu acho que ele está dando ao Lucas Lima e ao Felipe Melo as suas últimas chances", disse Juca Kfouri.

Mauro Cezar acredita que com a ideia de jogo que o Palmeiras se propõe a fazer, Felipe Melo pode se sair prejudicado atuando como zagueiro e que isso pode atrapalhar o próprio time.

"Eu acho que o Felipe Melo na zaga é uma roubada para ele. Ele era zagueiro na prática com o Felipão. O time do Palmeiras jogava como? Entrincheirado, muita bola longa, lançamento e tome bola no Dudu, bola no Deyverson, e foi campeão brasileiro jogando dessa maneira, pouca posse de bola em relação àquilo que poderia produzir pela condição técnica do elenco, e o Felipe Melo muitas vezes era um terceiro zagueiro", disse Mauro.

"Teve gol que o Palmeiras sofreu aí em cima dele, sendo driblado, falhando na disputa pelo alto, porque é uma situação diferente você jogar com dois zagueiros, dois volantes, os laterais fechando para defender também, o time todo fechadinho e organizado. Ele é um volante que vem trabalhar no meio dos zagueiros para rebater bola, para afastar o perigo, para ganhar até no grito muitas vezes. E jogar numa condição de um time que quer ter a bola, que vai sair pro jogo, que vai ter espaço na última linha e o zagueiro tem que ser rápido, tem que fazer a cobertura, sair no mano a mano para matar a jogada e eu não consigo imaginar o Felipe Melo fazendo isso", completou o jornalista.

Mauro considerou que Juca Kfouri pode ter razão sobre uma eventual última chance dada por Luxemburgo ao jogador e, se estivesse no lugar de Felipe Melo, se recusaria a mudar de posição.

"Acho até estranho o Felipe Melo aceitar. Se eu fosse o Felipe Melo, falaria, 'professor, quero brigar pela posição de volante. Eu não sou zagueiro, não vou virar zagueiro a essa altura. Ainda mais num time que vai jogar assim, eu não tenho mais rapidez, mais velocidade'. Vai ser muito difícil para ele", concluiu.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.