Topo

OPINIÃO

Posse de Bola #16: "Palmeiras inicial está mais distante que o Corinthians"

Do UOL

Em São Paulo

20/01/2020 12h08

No episódio #16 do podcast Posse de Bola, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisaram a etapa final de pré-temporada do futebol brasileiro, com o Palmeiras sendo campeão da Florida Cup após uma derrota do Corinthians, a rodada inicial do Campeonato Carioca, o retorno de Jorge Jesus ao Brasil e o São Paulo derrotado em jogo-treino.

Arnaldo Ribeiro viu o Corinthians sob comando de Tiago Nunes com vantagem em relação ao Palmeiras, mesmo tendo perdido para o rival no título do torneio amistoso em Orlando, nos Estados Unidos, ao perder para o Atlético Nacional no sábado, após o Palmeiras ter vencido o New York City e superado nos pênaltis a equipe colombiana no jogo anterior.

"O time-base do Tiago Nunes fez dois primeiros tempos bons, com algumas coisas interessantes, uma nova forma de jogar, o meio de campo funcionando, parece uma outra coisa, tem uma zona de criação, que o Corinthians nunca tinha. No segundo tempo o Corinthians reserva, que é fraco, foi mal nos dois segundos tempos", explicou Arnaldo.

"As ideias do Luxemburgo para o time-base dele na largada não deram certo até agora. O Felipe Melo não deu certo como zagueiro, ainda não definiu quem vai ser o volante. O Raphael Veiga e o Lucas Lima, o meio de campo com meias criativos não funcionou e no segundo tempo, quando ele troca todo mundo, aí teve algumas coisas legais. Os moleques foram bem, quase todos eles, o que pode significar uma nova ideia para o Palmeiras enfim aproveitar gente da base. Então acho que o Palmeiras da ideia inicial está mais distante do que o Corinthians", completou o jornalista.

Juca Kfouri acha que dá para tirar pouca conclusão do que foi apresentado pelos dois clubes paulistas nas partidas contra Atlético Nacional e New York City, assim como considera cedo para avaliar o desempenho de clubes como Fluminense e Vasco no Estadual do Rio de Janeiro. Ele aponta que o caminho inicial do Corinthians é mais longo que o do Palmeiras.

"O Corinthians tem muito mais a caminhar do que o Palmeiras. O Palmeiras já vinha num estágio que é insatisfatório para a torcida do Palmeiras, mas, enfim, o terceiro colocado no Brasileirão, chegou na semifinal aqui, na quarta de final acolá e o Corinthians, nada. O Corinthians está a quatro jogos de entrar na Libertadores, ou faz agora, ou não faz. O Palmeiras não tem pressa", disse Juca.

O episódio também abordou a repercussão da primeira rodada no Rio de Janeiro, com o Flamengo atuando com seu time sub-20 e antes mesmo da chegada de Jorge Jesus para iniciar a pré-temporada do elenco principal, enquanto Fluminense e Vasco arriscaram mais os titulares.

No terceiro bloco, o podcast analisou os primeiros esboços do São Paulo comandado por Fernando Diniz, que foi derrotado em jogo-treino pelo Juventus. A rodada inicial do Campeonato Paulista acontece já nesta quarta-feira e no fim de semana há o primeiro clássico entre Palmeiras e São Paulo.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.