Topo

Rio ganha terreno para novo autódromo e prefeito promete 'roubar' F-1 de SP

Novo circuito substituirá o autódromo de Jacarepaguá (foto), que foi desativado no Rio - BBC
Novo circuito substituirá o autódromo de Jacarepaguá (foto), que foi desativado no Rio Imagem: BBC

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/11/2012 12h41

O Exército e o Ministério do Esporte assinaram nesta sexta-feira um convênio que garante ao Rio de Janeiro um terreno para a construção de um novo autódromo na cidade. Uma área de 2 milhões de m² que pertencia às Forças Armadas foi repassada ao ministério para que possa receber o Autódromo de Deodoro, que deve ser inaugurado em julho de 2014.

TERRENO PODE TER BOMBAS ESCONDIDAS

A área escolhida para a construção do novo autódromo do Rio de Janeiro é um ex-campo de treinamento militar. Há mais de 50 anos, as Forças Armadas realizam atividades no local e ainda é possível que armas ainda estejam enterradas ali.

A informação é do general João Ricardo Evangelho, comandante da 1a Região do Exército. Evangelho assinou nesta sexta-feira um termo de cessão do espaço para o Ministério do Esporte para que seja construído ali o Autódromo de Deodoro. Antes das obras começaram, no entanto, o general disse que uma varredura na área ainda precisa ser concluída.

O novo autódromo vai substituir o Autódromo de Jacarepaguá, que foi desativado para dar lugar ao Parque Olímpico da Rio 2016. De acordo com o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, a nova pista obedecerá padrões internacionais de qualidade e estará preparada para receber qualquer tipo de prova do automobilismo.

Segundo o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a intenção é que a capital fluminense seja até sede do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 após a inauguração do Autódromo de Deodoro. “São Paulo que fique esperta porque eu quero roubar a Fórmula 1 e trazer outras provas também”, afirmou Paes, durante a cerimônia realizada nesta manhã, no local do futuro autódromo.

A pista de Deodoro ficará na Zona Norte do Rio de Janeiro, ao lado do Parque Radical da Olimpíada de 2016. Neste parque acontecerão as provas de BMX, canoagem e mountain bike dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A obra do autódromo será executada pelo governo estadual. Todos os projetos para a construção e os recursos necessários serão fornecidos pelo Ministério do Esporte. O custo ainda não foi estimado.

Leyser disse que o o projeto básico do autódromo já está sendo feito. No final deste ano, ele será entregue ao governo estadual. Já em fevereiro, será repassado o projeto executivo para obra. Com ele, já será possível realizar a licitação da construção do autódromo, que deve começar no ano que vem.

Em julho de 2014, a pista já deve estar pronta para receber corridas. Alguns equipamentos adicionais, porém, só serão entregues no início de 2015.

O Autódromo de Deodoro é um compromisso olímpico do governo com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Como o Autódromo de Jacarepaguá foi desativado para obras da Olimpíada de 2016, a entidade cobrou a construção de um novo local para corridas no Rio.

Inicialmente, a obra deveria ficar pronta antes do fechamento de Jacarepaguá para que o automobilismo carioca não fosse prejudicado. Isso não aconteceu e as corridas do campeonato estadual terão de ser transferidas para Minas Gerais para que não acabassem canceladas.

O prefeito Paes reconheceu a falha da Prefeitura, governo estadual e federal com pilotos e outras pessoas envolvidas com o automobilismo. No entanto, prometeu ajudá-los financeiramente para que o esporte não fique completamente paralisado enquanto Deodoro não fica pronto.

“O governo não cumpriu no devido tempo a sua obrigação”, disse Paes. “Mas estamos, agora, fazendo o que tínhamos prometido à CBA.”