Franchitti herda a pole de Briscoe após punições; Barrichello será o 22º no grid
Do UOL, em São Paulo
14/04/2012 19h59
Neste sábado, Dario Franchitti, da Chip Ganassi, obteve a pole para a etapa de Long Beach da Fórmula Indy. O escocês foi apenas o quarto mais rápido no treino classificatório, mas herdou a posição de honra por punições dadas a Ryan Briscoe, Will Power e Ryan Hunter-Reay, que perderam dez posições após trocarem seus motores durante o fim de semana.
Vale lembrar que os brasileiros Helio Canstroneves, Tony Kanaan e Rubens Barrichello também estão entre os pilotos que foram punidos com dez posições por trocarem seus motores. O primeiro largará em 18º, o segundo em 19º e o terceiro, em 22º.
Os três brasileiros tentarão a recuperação na corrida, que será disputada no domingo, às 16h30 (de Brasília).
O treino
Barrichello conseguiu apenas o décimo tempo entre os pilotos que entraram na pista no primeiro grupo. Seu companheiro de KV, o também brasileiro Kanaan, terminou em sexto e conseguiu avançar para a etapa seguinte do treino classificatório.
Em seguida, no segundo grupo a tentar a classificação para a segunda fase, Helinho também avançou no limite, conquistando a sexta colocação.
Os brasileiros, no entanto, pararam na segunda etapa do classificatório. Castroneves ficou em oitavo e Kanaan em décimo entre os doze que avançaram – só os seis primeiros avançam para a disputa da pole.
Na disputa dos seis melhores do treino, Briscoe foi o melhor, seguido por Power e Hunter-Reay. O australiano levou a pontuação pela pole, mas Franchitti, que não teve de trocar seu motor durante a semana, é quem vai largar na frente na corrida.