Topo

Curitiba recebe abertura do Mundial de Turismo pela 4ª vez consecutiva

Do UOL Esporte

Em São Paulo

01/03/2010 13h04

O Autódromo Internacional de Curitiba receberá pela quarta vez consecutiva a abertura do Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC). A corrida acontece no próximo domingo e marca a primeira de uma série de grandes acontecimentos do automobilismo marcados para o Brasil em 2010, já que além do WTCC, a Fórmula Indy (em 14 de março) e a Fórmula 1 (dia 07 de novembro) também terão etapas no país.

Apesar da crise financeira que balançou a categoria – algumas equipes deixaram os torneios enquanto outras limitaram sua participação aos conjuntos independentes, como o caso da espanhola SEAT, que dominou os últimos campeonatos -, 20 carros estão inscritos na primeira fase da competição, motivo de comemoração dos organizadores.

Entretanto, alguns grupos diminuíram os investimentos na competição, sendo um deles a BMW. Os alemães baixaram de cinco para dois seus representantes na prova, e um deles é paranaense Augusto Farfus, que tem como companheiro de equipe o britânico Andy Priaulx, campeão de 2005 a 2007.

Farfus, de 26 anos, correu ao lado de Felipe Massa em 2000, quando ambos atuavam pela italiana CRAM Competition na Fórmula Renault italiana. O paranaense viu o colega crescer e chegar à Fórmula 1, e apesar ter o sonho de participar da categoria não se abateu com a ausência de convites para disputar as corridas.

"Quando vejo as dificuldades que a nova geração de brasileiros tem para entrar na Fórmula 1 e as quantias astronômicas pedidas pelas equipes estreantes, acho que fiz o certo. Aqui, tenho tranquilidade e mais segurança numa série também importante", afirmou o piloto, que ficou em terceiro lugar na temporada 2009, mas foi o maior vencedor do ano, com seis triunfos.

Outros destaques da abertura da temporada são os pilotos da Cruze LT, o francês Yvan Muller (campeão de 2008), o britânico Robert Huff e o suíço Alain Menu e o italiano Gabriele Tarquini, da León 2.0 TDI, que completará 48 anos no sábado e é o mais velho piloto da história do automobilismo nos campeonatos da Federação Internacional de Automobilismo.

A programação do WTCC apresenta sessão única de testes na sexta pela tarde, atividades livres (com início às 9h) e classificatórias (a partir das 16h) no sábado e duas corridas no domingo, a partir das 14h20.