Autor de gol do título da Alemanha na Copa de 90 morre aos 63 anos

BERLIM (Reuters) - O vencedor da Copa do Mundo Andreas Brehme, cuja cobrança de pênalti na final de 1990 contra a Argentina na Itália deu à Alemanha o terceiro título mundial, morreu aos 63 anos, informou a família.

De acordo com informações do jornal alemão Bild, Brehme morreu em decorrência de uma parada cardíaca.

O lateral ofensivo e especialista em bolas paradas tornou-se um dos grandes nomes do futebol alemão quando seu pênalti garantiu a vitória por 1 x 0 sobre a Argentina de Diego Maradona na final da Copa do Mundo em Roma.

Homenagens e condolências foram enviadas de clubes da Alemanha e da Europa.

"Um jogador magnífico, um grande torcedor da Inter. Ciao Andy, lenda eterna", disse a Inter de Milão, seu ex-clube, nas mídias sociais.

Brehme também jogou no Bayern de Munique e no Real Zaragoza, entre outros, antes de se aposentar em 1998, após retornar ao Kaiserslautern e conquistar o título da Bundesliga com o time.

Ele também ganhou o título da liga alemã com o Bayern de Munique, além de levantar o troféu da Série A e uma Copa da Uefa com a Inter.

"A FCK lamenta o falecimento de Andreas Brehme", afirmou o Kaiserslautern. "Ele vestiu a camisa dos Diabos Vermelhos por um total de 10 anos e se tornou campeão alemão e vencedor da Copa da Alemanha com o FCK."

"Em 1990, ele levou a seleção alemã ao título da Copa do Mundo com sua cobrança de pênalti e se tornou uma lenda do futebol. A família FCK está de luto profundo e nossos pensamentos estão com a família e os amigos de Andi."

Continua após a publicidade

Brehme jogou 86 vezes pela seleção alemã, marcando oito gols, incluindo aquele pelo qual é mais lembrado.

"Andreas Brehme estará para sempre em nossos corações, como vencedor da Copa do Mundo e, mais importante, como uma pessoa muito especial. Ele será para sempre parte da família FC Bayern", disse o Bayern de Munique.

(Reportagem de Karolos Grohmann)

Deixe seu comentário

Só para assinantes