Valdileia Martins é destaque na abertura do Ibero-Americano

A paranaense Valdileia Martins foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro na abertura do Campeonato Ibero-Americano de atletismo, em Cuiabá, na prova de salto em altura. A atleta de 34 anos venceu a prova com 1,88m, seguida da dominicana Marysabel Senyue e da colombiana Maria Isabel Angulopela, ambas com 1,86m.

Valdileia, que se tornou a segunda atleta brasileira do salto em altura na história a chegar ao 1,90m, em abril, comemorou sua medalha. "Nessa competição a gente entrou com o objetivo de ganhar. É um evento que rende muitos pontos, então o objetivo hoje não era fazer PB (personal best), era ganhar com uma marca boa para poder melhorar meus pontos. O objetivo foi cumprido", ressaltou Valdileia, atleta da Orcampi-SP e que treina atualmente em Bragança Paulista.

A mexicana Alma Delia Cortes Garcia ganhou a primeira medalha de ouro da competição, nos 3.000m rasos com 9.min09s52. As argentinas Fedra Aldana Luna Saubrám (9min12s71) e Carolina Lozano (9min17s59) conquistaram prata e bronze, respectivamente. "Me sinto muito feliz por conseguir uma medalha, ainda mais sendo campeã. Esperava uma marca mais rápida", disse Alma. A brasileira Mirelle Leite, que ficou na sexta posição (9min49s34), disse que seu objetivo na temporada é melhorar sua marca pessoal de 9min56s e ser tricampeã sul-americana sub-23 nos 3.000m com obstáculos.

O Ibero-Americano seguirá até próximo domingo (12), com duas etapas por dia, pela manhã, a partir das 8h, e a tarde, a partir das 18h30. Por fim, o torneio é transmitido ao vivo nos canais do YouTube do Time Brasil e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Deixe seu comentário

Só para assinantes