Rafa Matos e Barrientos caem na estreia do Challenger de Nápoles

Depois de três semanas de ausência no circuito, Rafael Matos e o colombiano Nicolás Barrientos jogaram no Challenger de Nápoles, na Itália, nesta quinta-feira (28). O retorno, no entanto, não foi como o esperado. Cabeças de chave número um, eles perderam para os tchecos Petr Nouza/Patrik Rikl por 2 a 0 (6/3 e 6/4) e deram adeus ao torneio de forma precoce.

Matos e Barrientos não conseguiram impor o favoritismo da dupla e sofreram com os tchecos. Nouza e Rikl conseguiram uma quebra já no primeiro game de serviço adversário e mantiveram-se a frente até obterem um novo break no nono game, vencendo a parcial por 6/3. Já no segundo set, o placar manteve-se igualado até o décimo game, quando os tchecos saltaram a frente e fecharam em 6/4.

Rafael Matos e Nicolás Barrientos venceram apenas 69% dos pontos no primeiro serviço contra 90% dosa adversários. O brasileiro e o colombiano tiveram apenas duas oportunidades de break (em 40-40), uma em cada set, mas desperdiçaram. Eles salvaram seis break points, mas os tchecos foram eficazes em outras três vezes. O jogo durou 1h16min.

Esta foi a primeira partida de Matos e Barrientos após 27 dias. A última vez que eles haviam jogado havia sido no ATP 250 de Santiago, quando caíram na semifinal para os chilenos Tabilo/Barrios Vera. Antes disso, eles foram campeões do Rio Open, torneio de nível ATP 500. Na ocasião, aliás, Rafael Matos tornou-se o primeiro brasileiro campeão do evento.

Atualmente, Rafael Matos aparece na 43ª colocação do ranking mundial de duplas. No entanto, está perdendo duas posições de forma momentânea com a eliminação na primeira rodada do Challenger de Nápoles. O melhor ranking da carreira do gaúcho de 28 anos foi o 26º posto, de fevereiro de 2023. Enquanto isso, Barrientos aparece em 50º lugar.

Deixe seu comentário

Só para assinantes