Topo

Sport abre negociações com atacante Fernandinho, ex-Grêmio

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

10/07/2022 11h55

A janela de transferências no Brasil está próxima de ser aberta. A partir do dia 18 de julho, os clubes poderão registrar novos atletas. A movimentação no mercado já está intensa. Na Ilha do Retiro, a situação não é diferente. Fora do G-4, o Leão já trouxe novo técnico, Lisca, e agora busca suprir as carências no elenco.

Um dos nomes buscado pela diretoria Rubro-negra, é o experiente atacante Fernandinho, que passou por grandes clubes do futebol brasileiro, como São Paulo, Grêmio e Flamengo e estava no futebol chinês. O atleta de 36 anos, ficou sem clube, já que o Chongqing Dangdai, onde atuava por último, fechou as portas. Com Fernandinho livre no mercado, a negociação com o Sport deverá ser mais fácil e só depende do acordo entre clube de destino e atleta.

Dados da carreira

Fernandinho é natural de São Paulo, mas cresceu justamente em Pernambuco. Foi lá onde estreou no futebol profissional, no tradicional Central. De lá, seguiu para o Ferroviário/CE, até finalmente chegar ao Grêmio Barueri/SP, que disputou a elite do futebol brasileiro em 2009. Lá, o atacante se destacou e foi eleito a revelação do campeonato.

Em 2010, se transferiu para o São Paulo. Detalhe para sua partida de estreia, diante do Monte Azul, pelo Paulistão. O atacante saiu do banco de reservas, já no segundo tempo e marcou 4 gols. Uma das maiores atuações em estreias do futebol mundial. Outro destaque pelo Tricolor Paulista, foi no clássico contra o Corinthians, onde sofreu uma falta próximo a intermediária. Rogério Ceni bateu e marcou seu histórico gol de número 100.

Em passagens mais apagadas, Fernandinho vestiu a camisa do Al-Jazira/EAU, Atlético Mineiro e Hellas Verona/ITA. Também vestiu a camisa do Grêmio, que passou a ter seu passe, mas o emprestou para o Flamengo, em 2016. No clube carioca, viveu bons momentos, onde foi vice-campeão brasileiro.

Ao retornar ao Tricolor Gaúcho, foi campeão da Libertadores, em 2017, onde era reservas, mas foi peça bastante utilizada pelo técnico Renato Gaúcho. Inclusive, no jogo de volta da final contra o Lanús/ARG, Fernandinho disparou do meio campo até a entrada, onde aproveitou a saída do goleiro para chutar forte, abrindo o placar em La Fortaleza, onde o Grêmio assegurou a taça, vencendo por 2×1. Em janeiro de 2018, se transferiu para o Chongqing Dangdai/CHI, onde estava até o momento.