PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Ceará repete melhor campanha nordestina na Sul-Americana

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

07/07/2022 08h00

Após vencer o The Strongest/BOL, por 3×0, na Arena Castelão, o Ceará assegurou sua classificação para a fase quartas de finais da Copa Sul-Americana. Antes da atual edição, o Vovô sequer havia avançado em competições continentais. Foram três participações, sendo duas pela Sula e uma pela antiga Copa Conmebol.

Agora, a situação é outra. Dono da melhor campanha da história da fase de grupos, o clube atingiu outras duas marcas, após o triunfo sobre os bolivianos: maior sequência de vitórias da história do torneio e melhor campanha de um brasileiro-nordestino.

Oito vitórias seguidas

Desde a fase de grupos até aqui, o Ceará venceu todos os oito jogos que disputou. Com isso, agora é detentor da maior sequência de vitórias da competição, superando o Colo-Colo/CHI de 2006, com 7 vitórias e o Universidad de Chile de 2011, com 6 vitórias.

Melhor campanha de um Nordestino

Quanto ao desempenho dos nordestinos, o Vovô é o terceiro clube da região a chegar nesta fase. Sport (2017) e Bahia (2018 e 2020) chegaram as quartas de finais. Nenhum deles avançou desta fase. Caso supere Universidad Católica ou São Paulo, o time cearense será o primeiro clube desta região do Brasil a ser semifinalista da Copa Sul-Americana.

Histórico internacional

Em 1995, o Ceará participou da Copa Conmebol. Logo de cara, enfrentou o Corinthians, em duelo mata-mata. Com dois empates, acabou eliminado nos pênaltis. Situação semelhante a estreia pela Copa Sul-Americana, em 2011. Dessa vez, o adversário era outro paulista, o São Paulo. Mais uma vez, o Vovô acabou eliminado.

Em 2021, já no novo formato do torneio, com fase de grupos, o Alvinegro deixou a classificação escapar na última rodada. Em grupo formado por Bolívar/BOL, Jorge Wilstermann/BOL e Arsenal/ARG, quem avançou foi os argentinos.

Futebol