Topo

Arsenal

Arsenal bate Aston Villa e abre quatro pontos na briga pela Champions

Saka foi o responsável pelo único gol do Arsenal contra a equipe de Douglas Luiz, Coutinho e do técnico Gerrard - Michael Regan/Getty Images
Saka foi o responsável pelo único gol do Arsenal contra a equipe de Douglas Luiz, Coutinho e do técnico Gerrard Imagem: Michael Regan/Getty Images

Esporte News Mundo (redacao@esportenewsmundo.com.br)

19/03/2022 11h36

O Arsenal venceu o Aston Villa por 1 a 0 na manhã deste sábado (19) pela 30ª rodada da Premier League e ganhou ainda mais folga na zona de classificação para a Uefa Champions League. Em jogo disputado no Villa Park, Bukayo Saka garantiu a vitória dos Gunners na primeira etapa.

Com o resultado, o Arsenal chega a 54 pontos e se isola ainda mais na quarta colocação do Campeonato Inglês com um jogo a menos que os adversários. Enquanto isso, o Villa estaciona na nona colocação, com 36 pontos e ainda pode ser ultrapassado na tabela.

Com a pausa para a Data Fifa, o Aston Villa volta a campo no dia 2 de abril, às 11h (horário de Brasília), quando visita o Wolverhampton pela Premier League. Já o Arsenal encara o Crystal Palace fora de casa o dia 4 de abril, às 16h

O JOGO

Primeiro Tempo

Apesar de jogar fora de casa, foi o Arsenal que criou as primeiras boas oportunidades na partida. Primeiro, com Smith Rowe, que recebeu cruzamento rasteiro de Saka na entrada da área e bateu para fora. Pouco depois, num lance semelhante, Partey obrigou Emiliano Martínez a fazer boa defesa. O goleiro argentino teve de fazer outra intervenção importante num lance de fogo amigo, em que Konsa tentou cortar um cruzamento de Saka, mas mandou em direção à própria meta para mais uma importante defesa.

Depois de tanto pressionar no começo do jogo, o Arsenal finalmente conseguiu balançar as redes. Aos 30 minutos, os Gunners bateram falta ensaiada, Cédric jogou na área, a zaga do Villa não afastou e a bola sobrou com Saka, que bateu de canhota para inaugurar o marcador.

Pouco após o gol, os ânimos dos jogadores se exaltaram. Mings deu uma entrada dura em Saka no meio de campo, o que causou uma confusão generalizada. McGinn ainda deu um empurrão em Lacazette durante o desentendimento, mas sobrou apenas um cartão amarelo para o zagueiro do Villa.

Em vantagem no placar, o Arsenal conseguiu se defender bem nos minutos finais da primeira etapa, além de buscar o segundo gol. Do outro lado, o Villa encontrou dificuldades em chegar à área adversária e Philippe Coutinho fez 45 minutos apagados. Nos acréscimos, o clima ainda voltou a ficar tenso, com entradas mais duras que o habitual e jogadores querendo tirar satisfação por conta das faltas, mas o árbitro Andrew Madley controlou bem a situação com cartões amarelos.

Segundo Tempo

Na volta do intervalo, o Arsenal manteve o bom momento da primeira etapa e pressionou o Villa, mas faltou poder de fogo e precisão dos atacantes para finalizar em direção ao gol. Após um bom começo de segundo tempo dos Gunners, o time da casa passou a ficar mais com a posse de bola e tentou circular o jogo na entrada da área. McGinn até assustou Leno num chute colocado, mas a bola passou ao lado da trave. O Arsenal respondeu pouco depois com Saka, que escapou da marcação de Young, levou para a perna esquerda e bateu firme, rente ao gol defendido por Martínez.

Em uma bela trama pelo lado direito do ataque, a bola sobrou em Watkins na área, o atacante bateu de canhota, ela desviou em Tierney e carimbou o pé da trave de Leno. O Villa cresceu no jogo, mas ainda faltou mais presença na área adversária.

Na reta final de jogo, os técnicos decidiram promover alterações. Enquanto Arteta buscou fechar o time para buscar um contra-ataque, Gerrard colocou mais jogadores de frente. Já no último lance da partida, o Villa teve uma falta perigosa na lateral da área. Até o goleiro Emi Martínez foi para a jogada, mas Coutinho bateu direto e Leno espalmou, para garantir uma vitória importantíssima aos Gunners.

FICHA TÉCNICA
ASTON VILLA x ARSENAL

Motivo: 30ª rodada da Premier League
Data/Hora: 19/03/2022, às 9h30 (de Brasília)
Estádio: Villa Park, em Birmingham (ING)
Árbitro: Andrew Madley
Gol: Saka, 30'1ºT (0-1)

Aston Villa: Emiliano Martínez; Cash, Konsa, Mings e Young; Jacob Ramsey (Bertrand Traoré), Douglas Luiz e McGinn; Buendia (Bailey), Coutinho e Watkins (Ings). Técnico: Steven Gerrard.

Arsenal: Leno; Cédric Soares, Ben White, Gabriel Magalhães e Tierney; Partey e Xhaka; Saka (Pépé), Ødegaard (Holding) e Smith Rowe; Lacazette (Nketiah). Técnico: Mikel Arteta.

Arsenal